Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93405
Title: O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
Other Titles: The Didactic Game in Geography Teaching: application on the subject of transport
Authors: Silva, Telma Cristiane Ferreira da
Orientador: Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Keywords: Geografia; Ensino; Jogo Didático; Transportes; Escala; Geography; Teaching; Didactic Game; Transports; Scale
Issue Date: 1-Oct-2019
Serial title, monograph or event: O Jogo Didático no Ensino da Geografia: aplicação ao tema dos transportes
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório apresenta a aplicação de uma estratégia didática supervisionada, no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado de Ensino em Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano letivo 2018/2019, bem como uma análise e reflexão do ano de estágio realizado na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra. Como estratégia didática, direcionada à consolidação de conteúdos, foi selecionado, o jogo didático, uma estratégia cada vez mais utilizada em contexto de sala de aula, revelando-se como uma alternativa adequada à consolidação de conteúdos.O objetivo deste trabalho é compreender de que forma o jogo didático pode ser utilizado enquanto estratégia didática e quais os critérios a ter em conta na aplicação do mesmo, como por exemplo, a turma, os conteúdos a abordar, a estrutura e a forma de implementação do próprio jogo, entre outros.A estratégia didática foi aplicada no âmbito da disciplina de Geografia A, no 11.º ano do Ensino Secundário, no âmbito do tema: “A população, como se movimenta e como comunica”, tendo por referência as Aprendizagens Essenciais para este ano de escolaridade. Esta estratégia baseou-se no jogo “Quem Quer Ser Milionário?”, adaptando-o assim ao contexto de sala de aula.Neste relatório é possível confirmar, com base na análise dos resultados apresentados, que o jogo didático é uma estratégia didática que, bem planeada e enquadrada, poderá ser uma mais valia em contexto de sala de aula, tendo em conta que os alunos se apresentam mais motivados, assegurando a consolidação dos conteúdos abordados.Sendo assim, durante aplicação desta estratégia, verificou-se que os alunos detinham bastantes conhecimentos sobre os conteúdos abordados, apresentando-se, pois, com grande capacidade de resposta imediata sobre as questões colocadas. Tal se comprovou através dos resultados do jogo, onde todos os grupos obtiveram uma taxa de aprovação entre os 14 valores e os 19 valores.
This report presents the application of a supervised didactic strategy, integrated during a Curricular Internship for a Master’s Degree in the Teaching of Geography for Middle and High School by the Faculty of Letters of the University of Coimbra, during the school year of 2018/2019, as well as an analysis and reflection upon said internship, performed at Infanta D. Maria High School, in Coimbra.Directed towards the consolidation of subjects, the didactic game was selected, a strategy that has been being used more in a classroom environment, revealing itself as an adequate alternative to other methods.The purpose of this work is to understand in which ways the didactic game can be used as a didactic strategy and what criteria should be held in account when applying it, i.e., the class itself, the subjects in matter, the structure and implementation of the game, among other factors.The didactic strategy was applied in an 11th grade Geography A class, amidst the topic of “The population, how it moves and communicates”, having as a reference the Essential Teachings for that particular grade. The strategy was based on the popular quiz show “Who Wants to be a Millionaire?”, adapted to the classroom environment.In this report we can confirm, based on the analysis of the results, that the didactic game is a didactic strategy that, when well-planned and deployed, could be of great use and impact in a classroom environment, seeing that the students present themselves as more motivated, assuring the consolidation of the subjects in matter.That being said, during the actual application of this strategy, we could verify that the students had a vast knowledge of the subject in hand, showing a great ability in answering, almost immediately, to every question. Such was confirmed, as well, through the game results, where all groups had an approval rate between 14 and 19, out of 20.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93405
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TelmaSilva_versaofinal.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

213
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

698
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons