Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93391
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarnoto, Rita Maria da Silva-
dc.contributor.authorMoreira, Catarina Sofia André Ramos-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:03:15Z-
dc.date.available2021-03-10T23:03:15Z-
dc.date.issued2019-10-08-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93391-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstract"Antonio Tabucchi, pintor" é um estudo que visa analisar a relação estabelecida entre literatura e pintura no conto "I volatili del Beato Angelico", do escritor italiano Antonio Tabucchi. Enquanto estudo comparativo, procura perceber de que forma é que os frescos existentes no convento florentino de S. Marco foram representados ao longo das várias páginas que compõem a narrativa. Da mesma feita, procura compreender, ainda, qual a importância desta relação e como é que esta interfere no possível significado da história.Para isso, esta dissertação foi dividida em quatros momentos que pretendem incidir sobre os principais âmbitos desta relação. Primeiramente, elabora-se uma breve síntese metodológica, que tem como objetivo mostrar o percurso realizado pelos estudos interartes até aos nossos dias, apresentando também as linhas de base deste trabalho. Seguidamente, apontam-se três pontos de foco, sendo o inicial as figuras que compõem o conto, Antonio Tabucchi, o seu autor, e Beato Angelico, o pintor e a sua personagem central. Ocupando uma posição essencial e relevante, o terceiro capítulo é de ordem comparativa, de tal modo que os frescos e as suas descrições são colocados em “confronto”, de forma a percebermos a sua ligação. Passando para o diálogo entre palavra e imagem, o último momento de análise é essencial para a compreensão do verdadeiro significado desta relação. O que se retira deste estudo é uma forte e especifica ligação entre literatura e pintura, criada de forma tão delicada e com tanta mestria que interfere de forma decisiva e direta com o significado da história. Mostra, mais uma vez, como a multiplicidade de sentidos ocupa um lugar essencial no desenvolvimento da narrativa tabucchiana. Assim, também aqui, são apresentados uma história e um conjunto de elementos que são muito mais do que aquilo que se revelam numa primeira leitura.por
dc.description.abstract"Antonio Tabucchi, the painter" is a study that seeks to understand the connection between literature and painting in "I volatili del Beato Angelico", written by the italian author Antonio Tabucchi. As a comparative study, it examines the way in which the frescos, created and painted by the artist Beato Angelico in the florentine monastery of S. Marco, are represented and portrayed in the text. With that purpose in mind, it tries to follow the importance of this relation and how it interferes in the possible meaning of the story. To achieve it, this dissertation was divided in four moments that aim to explore the main scopes of this connection between the two medias. First, it presents a methodological summary, in which the purpose is to show the course already made by the interarts studies until the present day and to present the guidelines chosen for this thesis. Thereafter, are three main focal points in this study. The first is an overview of the two main figures of the story, Antonio Tabucchi, the author, and Beato Angelico, the artist and main character. Occupying a central and relevant position, the third chapter is the comparative study itself, where the descriptions are confronted with the frescoes, so we can understand their connection. Moving to the dialog between word and image, the last moment focus on the comprehension of the relationship between word and image. What can be concluded from this thesis is a strong and specific bond between literature and painting, created in a dedicated manner and with such craft that interferes in a decisive way in the story. It also shows that the presence of the multiplicity of meanings is essential to the development of the narrative created by Tabucchi. Here are presented a story and a set of elements that are much more than we can perceive in a first reading.eng
dc.description.sponsorshipOutro - Bolsa de estudo DGES-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectAntonio Tabucchipor
dc.subjectBeato Angelicopor
dc.subjectEstudos Interartespor
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectAntonio Tabucchieng
dc.subjectBeato Angelicoeng
dc.subjectInterarts studieseng
dc.titleAntonio Tabucchi, pintorpor
dc.title.alternativeAntonio Tabucchi, the paintereng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleAntonio Tabucchi, pintorpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385574-
thesis.degree.disciplineLínguas e Literaturas Modernas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMoreira, Catarina Sofia André Ramos::0000-0002-6015-9465-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCanelo, Maria José Florentino Mendes-
uc.degree.elementojuriFerro, Manuel Simplício Geraldo-
uc.degree.elementojuriMarnoto, Rita Maria da Silva-
uc.contributor.advisorMarnoto, Rita Maria da Silva::0000-0003-0319-4026-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIEC – Interuniversitary Centre for Camonian Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0319-4026-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
CatarinaMoreira_versaofinal.pdf9.33 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

144
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

280
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons