Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93389
Title: Transformação da imagem de Condeixa. A turistificação da região.
Other Titles: TRANSFORMATION OF THE CONDEIXA IMAGE. THE TOURISM OF REGION.
Authors: Tenente, João Daniel Cardoso
Orientador: Fernandes, Rui Jorge Gama
Keywords: Turismo; Marketing Territorial; Imagem do Município; Turistificação; Património; Tourism; Territorial Marketing; County Image; Touristification; Patrimony
Issue Date: 23-Oct-2019
metadata.degois.publication.title: TRANSFORMAÇÃO DA IMAGEM DE CONDEIXA. A TURISTIFICAÇÃO DA REGIÃO.
metadata.degois.publication.location: Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo descrever as atividades realizadas e a experiência adquirida no âmbito do estágio curricular efetuado na Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, bem como discutir as temáticas abordadas durante esse período, de um ponto de vista teórico-prático. Este Relatório enquadra-se no grande domínio da Geografia ligada ao Turismo, com especial foco no pensamento da transformação da imagem do município de Condeixa-a-Nova, e respetiva turistificação. Desta forma, pretende-se identificar as motivações de quem visita o concelho e conhecer o perfil dos visitantes, tentando perceber se estas motivações passarão pela gastronomia, pela natureza, pela beleza das paisagens, pela atração dos espaços de museus ou por quaisquer outras.A escolha do tema prende-se com o facto de ser o concelho de onde sou natural, sendo também o local sobre o qual realizei alguns trabalhos universitários, afigurando-se, portanto, importante para mim, delinear o perfil do turista que visita Condeixa, visto que conhecendo melhor quem potencialmente visita o nosso concelho e, consequentemente, os nossos museus, restaurantes e residências que acolhem os turistas, poderemos ter uma maior e mais eficaz capacidade de resposta. Tal como Marques (2011) afirma, é necessário identificar as motivações dos turistas, na medida em que existe a necessidade de os destinos atraírem visitantes e, por esta forma, gerarem valor acrescentado à economia local, necessário para incentivar este setor económico.Condeixa, como destino turístico de milhares de visitantes, deve ter em consideração todas as necessidades dos mesmos, uma vez que o seu desenvolvimento e o seu sucesso enquanto destino turístico depende da sua capacidade de criar produtos ou serviços diferenciadores, que permitam concorrer num mercado exigente, motivando o turista a visitá-lo e, por sua vez, permanecer no destino. Conhecer melhor quem nos visita permitir-nos-á receber melhor os nossos turistas e reunir esforços para ir ao encontro das necessidades de quem nos procura.Este trabalho procura ainda contribuir para a pesquisa no domínio do turismo efetuado no município de Condeixa-a-Nova, o modo como a região se tem desenvolvido e apostado no Turismo.
This research work aims to describe the activities performed and the experience gained in the curricular internship held at the Condeixa-a-Nova City Council. It also aims to discuss the themes analyzed at that time, from a theoretical-practical perspective.This report is part of the field of tourism-related geography, focusing on the thinking and transformation of the county's image, and its tourism. It is intended to identify the motivations of those who visit the county, to know the profile of visitors, trying to understand if these motivations are related to gastronomy, nature, the beauty of landscapes, museums or any other.The choice of theme is related to being my county of residence, on which I did some university work. It is important to outline the profile of the tourist visiting Condeixa, because by knowing our visitors better, we can have a greater and more effective response to tourism.Marques (2011) states that it is necessary to identify the motivations of tourists, because there is a need for tourist destinations to attract visitors, and generate added value to the local economy, necessary to encourage this economic sector.Condeixa, as a tourist destination for thousands of visitors, must take into account all their needs, as their development and success as a tourist destination depends on their ability to create differentiating products or services to compete in a demanding market, motivating the tourist to visit him and, in turn, stay in the destination. Knowing better who visits us will allow us to receive our tourists better and join efforts to meet the needs of those who seek us.This work also seeks to contribute to research in the field of tourism conducted in the municipality of Condeixa-a-Nova, the way the region has developed and bet on tourism.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/93389
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JoaoTenente_versaofinal.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

211
checked on Nov 6, 2024

Download(s)

212
checked on Nov 6, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons