Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93364
Title: A Náusea: Um estudo sobre a angústia em Jean-Paul Sartre
Other Titles: Nausea: a study about the concept of anguish in Jean-Paul Sartre
Authors: Ignacio, Marcella Prado
Orientador: Pita, António Pedro Couto da Rocha
Keywords: Para-si; Em-si; Responsabilidade; Má-Fé; Being-for-itself; Being-in-itself; Responsibility; Bad faith
Issue Date: 17-Oct-2019
Serial title, monograph or event: A Náusea: Um estudo sobre a angústia em Jean-Paul Sartre
Place of publication or event: Universidade de Coimbra - FLUC
Abstract: A decisão pelo presente tema “A Náusea – Um estudo sobre a angústia em Jean-Paul Sartre”, justifica-se pela possibilidade de examinar simultaneamente literatura e filosofia, na medida em que a primeira permite ao leitor experienciar as sensações narradas por Sartre, no texto A Náusea, e portanto, vivenciar efetivamente seu conceito, aliás, descrito em O ser e o nada, de forma bastante cabível, todavia abstrata inexpressiva sob a perspectiva da experiência. Trata-se como problema, de uma tentativa de promover a compreensão da angústia com o auxílio da literatura, único modo de viver com o personagem, desde o início, esse doloroso e interminável processo. Para tanto, serão objeto de estudo desta pesquisa os dois referidos livros de Sartre, assim como a conferência O existencialismo é um humanismo. A dissertação se dividirá em duas partes: na primeira serão tratados os conceitos sartrianos julgados mais relevantes para compreensão da condição ontológica do ser humano, que é ser livre (para-si, em diferença ao que é em-si), portanto, inteiramente responsável pelo que faz de si e por sua existência (responsabilidade, má-fé e angústia). Note-se, que muito se falará de liberdade, tendo em vista que não se é possível falar de Sartre sem se remeter ao livre exercício das escolhas e dos modos pelos quais cada qual opta por uma coisa ou por outra, ou ainda cria uma terceira possibilidade, sendo a escolha a única via pela qual o homem se faz no mundo, porquanto ser é escolher-se. A segunda parte trará à tona as densas experiências do personagem Antoine Roquentin – dilacerado emocionalmente ao dar-se conta da ausência de sentido em sua vida e também da responsabilidade pelas suas escolhas e que de alguma forma precisa aprender a lidar com todos os possíveis desdobramentos trazidos com essa vivência, que vão desde a sensação de vazio até às percepções físicas: táteis, gustativas, olfativas, portanto nauseantes. Nesse capítulo a intenção é aproximar a conceituação da experimentação de um certo desconforto, todavia, inevitável ao entendimento efetivo dos conceitos basilares das obras aqui tratadas.
The decision on the present theme “Nausea - A Study of Anguish in Jean-Paul Sartre” is justified by the possibility of simultaneously examining literature and philosophy, as the first allows the reader to experience the sensations narrated by Sartre in the text Nausea, and therefore, to effectively experience its concept, which is described in Being and Nothingness, in a quite reasonable way, although abstract without expression from the perspective of experience.It is a problem, an attempt to promote the understanding of anguish with the help of literature, the only way to live with the character, from the beginning, this painful and endless process. To this end, the subject of this research will be Sartre's two books, as well as the conference Existentialism is a humanism. The dissertation will be divided into two parts: in the first one it will be treated the Sartrian concepts deemed most relevants for understanding the ontological condition of the human being, which is to be free (being-for-itself, as the oppsite of being-in-itself), therefore, entirely responsible for what he does for himself and for his existence (responsibility, bad faith and anguish). It should be noted that much will be said about freedom, since Sartre cannot be talked about without referring to the free exercise of the choices and ways in which one chooses one thing or another, or creates a third possibility, with choice being the only way a man makes himself in the world, because to be means to choose oneself. The second part will bring to light the dense experiences of the character Antoine Roquentin - emotionally torned apart by realizing the meaninglessness in his life and also the responsibility for his choices and who somehow must learn to deal with all the possible developments brought about. with this experience, ranging from the feeling of emptiness to physical perceptions: tactile, taste, olfactory, therefore nauseating. In this chapter the intention is to approximate the conceptualization of experimentation with a certain discomfort, however, inevitable to the effective understanding of the basic concepts of the works dealt with here. Note that for better understanding, it is decided to prepare summaries of the most significant moments of the work, which will be supported by the full reproduction of important passages.
Description: Dissertação de Mestrado em Filosofia apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93364
Rights: openAccess
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