Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93354
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dc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
dc.contributor.authorMargato, Aldina Maria da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:00:40Z-
dc.date.available2021-03-10T23:00:40Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93354-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentada à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste trabalho analisa os efeitos da crise económica, ocorrida entre 2008 e 2015, em Portugal,na relação entre jornalistas e fontes profissionais, nomeadamente, agentes de comunicação, eas consequências para o processo de produção de notícias. Primeiro, evoca-se a história dasduas atividades, para depois explorar os modelos de relação e equacionar em que ponto sedeparam neste período. Enquanto o jornalismo se foi transformando numa profissão queganhou reconhecimento e legitimação, as relações públicas têm ainda um caminho a fazer naorganização de classe. Simultaneamente, o jornalismo não conseguiu criar um modelo desustentabilidade económica e a sua situação laboral piorou drasticamente no período de crise.Do lado das agências de comunicação, os preços praticados diminuíram, mas houvepulverização de empresas. Num segundo momento, faz-se uma síntese do que cincoprofissionais pertencentes a cada uma das áreas vivenciaram. Para perceber a influência dasfontes profissionais nas notícias analisou-se ainda a cobertura feita pelos diferentes meios aofestival “Rock in Rio”. Conclui-se que no período em análise se acentuou o desequilíbrio nojogo de forças entre jornalistas e relações públicas, assumindo-se o jornalista com menoscapacidade de negociação enquanto os assessores ganhavam influência; que uma diluição defronteiras, e que as notícias foram ganhando contornos híbridos. A transformação da notíciaconta ainda com a crescente inclusão de conteúdos de entretenimento, de carizsensacionalista, e a adoção de modelos de linguagens inspiradas nas redes sociais. Ojornalismo dito “hard news” terá passado a refugiar-se num reduto pequeno e o restanteespaço terá sido invadido por artigos mascarados, sem que os cidadãos, muitas vezes, seapercebam disso.por
dc.description.abstractThis thesis analyzes the effects of the economic crisis, which occurred between 2008 and2015, on the relationship between journalists and professional sources, namely,communication agents, and the consequences for the news production process in Portugal.First, it evokes the history of both activities, then explores the relationship models andconsider the state of relations in this period. While journalism become a profession that hasgained recognition and legitimation, public relations still has a way to go in classorganization. Notwithstanding, journalism failed to create a model of economic sustainabilityand its employment situation worsened dramatically with the crisis. On the side of the mediaagencies, the prices charged decreased, but there was a increase in the number of companies.In a second moment, a synthesis of what five professionals belonging to each of the areasexperienced is put forward. To understand the influence of professional sources in the news,the coverage by the different media to the festival “Rock in Rio” is detailed and analyzed. It isconcluded that in the period under analysis the imbalance in the power play betweenjournalists and public relations was accentuated, noting journalist’s less negotiation capacitywhile the public relations gained influence; the blurring of borders and that the news gainedhybrid outlines. The transformation of the news also includes the increasing inclusion ofentertainment content, of sensationalist nature and the adoption of models of languagesinspired by social networks. The so called “Hard news journalism” has taken refuge inincreasing small redoubt while masked articles gained increasing prominence; a change thatoccurred without citizens greatly noticing it.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectAgências Comunicaçãopor
dc.subjectProdução de Notíciaspor
dc.subjectRelação Conflito-Cooperaçãopor
dc.subjectComunicados de Imprensapor
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectCommunication agencieseng
dc.subjectProduction of Newseng
dc.subjectConflict-Cooperation relationseng
dc.subjectPress-Releaseseng
dc.titleTese de mestrado - Jornalismo e Comunicação - O impacto da Crise Economica 2008-2015 e a diluição de fronteiras.por
dc.title.alternativeMaster Thesis - Journalism and Communication - The impact of the Economic crisis 2008-2015 and the blurring of borders.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleTese de mestrado - Jornalismo e Comunicação - O impacto da Crise Economica 2008-2015 e a diluição de fronteiras.por
dc.date.embargoEndDate2021-10-28-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2021-10-28*
dc.identifier.tid202385396-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMargato, Aldina Maria da Silva::0000-0001-8908-1975-
uc.degree.classification16-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriMiranda, João Manuel Santos de-
uc.degree.elementojuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriCamponez, José Carlos Costa dos Santos-
uc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2344-9789-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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