Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93342
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dc.contributor.advisorCarretero, Elena Gamazo-
dc.contributor.authorCosta, Ana Sofia Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:00:30Z-
dc.date.available2021-03-10T23:00:30Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93342-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO processo de gamificação surge, no contexto educativo, como uma forma inovadora de motivar os alunos para a aprendizagem através da utilização de dinâmicas, mecânicas e elementos de jogos e videojogos nas aulas. Partindo deste pressuposto, realizámos o nosso Estágio Pedagógico na turma C do nono ano da Escola Secundária de Pombal, sob orientação das Professoras Orientadoras Elena Carretero (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Carla Silva (Escola Secundária de Pombal. O estágio decorreu entre os meses de outubro e maio de 2018. O processo de gamificação tem vindo a ser estudado por investigadores e há uma panóplia de bibliografia sobre esta temática. Uma leitura atenta da mesma permite perceber não só o significado de gamificação, como também como conseguir enumerar algumas regras para colocar em prática este método nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira. Além disso, há muitas ferramentas e aplicações tecnológicas à disposição dos professores que desejem gamificar as suas aulas. O ensino de conteúdos socioculturais através da gamificação é uma das formas mais eficazes de aprofundar também a competência linguística e comunicativa dos alunos, tendo em conta a valorização dada àqueles conteúdos nos documentos oficiais. Neste trabalho, demonstramos, no ponto três da segunda parte, de forma detalhada, quatro das catorze experiências didatizadas sobre conteúdos socioculturais com recurso à gamificação, refletindo não só sobre as vantagens, como também sobre alguns dos inconvenientes do processo de gamificação.por
dc.description.abstractThe gamification process appears in the educational context as an innovative way of motivating students to learn through the use of dynamics, mechanics and elements of games and videogames in class. Based on this assumption, we carried out our Pedagogical Internship in class C of the ninth year of Pombal Secondary School, under the guidance of the Teaching Professors Elena Carretero (Faculty of Letters of the University of Coimbra) and Carla Silva (Pombal Secondary School). The Pedagogical Internship took place between October and May 2018.The gamification process has been studied by researchers and there is a wide range of bibliography on this theme. An attentive reading of this bibliography allows to understand not only the meaning of gamification, but also how to be able to enumerate some rules to put into practice this method in the classes of Spanish Foreign Language. In addition, there are many tools and technological applications available to teachers that want to use this method in their classes.The teaching of socio-cultural contents through gamification is one of the most effective ways to deepen also the linguistic and communicative competence of the students, taking into account the value given to those contents in official documents. In this work, we show, in point three of the second part, in detail, four of the fourteen experiments on sociocultural contents using gamification, reflecting not only the advantages but also some of the drawbacks of the gamification process.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectE/LEpor
dc.subjectAprendizagem ativapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectSpanish Foreign Languageeng
dc.subjectActive Learningeng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleO processo da gamificação na aprendizagem da culturapor
dc.title.alternativeThe process of gamification in culture learningeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO processo da gamificação na aprendizagem da culturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385485-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Ana Sofia Ferreira da::0000-0002-6945-6052-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriCarretero, Elena Gamazo-
uc.degree.elementojuriJuan, Maria Luísa Aznar-
uc.contributor.advisorCarretero, Elena Gamazo::0000-0002-5982-2055-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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