Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/93337
Title: O papel do mobile no pensamento jornalístico: métodos e análise.
Other Titles: The mobile’s role on the journalistic thinking: methods and analysis
Authors: Ribeiro, Joana Montes Passos
Orientador: Silva, João José Figueira da
Keywords: jornalismo mobile; redes sociais; notificações; jornal Público; ciberjornalistas; mobile journalism; social media; notifications; Público newspaper; ciberjournalists
Issue Date: 25-Oct-2019
Serial title, monograph or event: O papel do mobile no pensamento jornalístico: métodos e análise.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: São questionáveis as mudanças que o online trouxe à profissão e aos ciberjornalistas, que vivem diariamente com um olho nas notícias e outro nas redes sociais. Se é verdade que os pilares do jornalismo se alteraram com a entrada no mundo digital, é verdade também que o mobile é visto como uma nova potencialidade para um futuro. O ciberjornalista nasceu com a própria web e a necessidade de adaptar os conteúdos para a versão online de jornais. A tecnologia trouxe muitas mudanças mas talvez não seja ela o verdadeiro problema; não foi ela que veio modificar completamente o jornalismo. Foram as relações entre nós, leitores, e os media.Neste relatório, proponho-me a analisar o papel do jornalismo mobile no pensamento e na criação diária de notícias. É feito o contraste entre as incríveis competências da tecnologia e a falta de recursos humanos e financeiros para as aproveitar na sua totalidade, bem como analiso as novas condições sobre as quais os ciberjornalistas trabalham diariamente nas redações. Ao longo da primeira parte, exploro a arquitetura das aplicações móveis de jornais, o seu impacto na leitura diária da informação e os deveres do jornalismo como serviço público. Tem por base o estágio curricular efetuado no jornal PÚBLICO, em Lisboa, na secção Online. Analiso a aplicação móvel do jornal e alguns dados sobre quem acede e porquê. É feita também uma análise independente com o objetivo de perceber quem, no final de contas, lê notícias em formato mobile e quem está disposto a pagar por elas.
The changes the online has brought to the profession and ciberjournalists are questionable, because of their need to keep a constant attention, split between the news and social media. If we assume the pillars of journalism have changed as we entered the digital world, it is also true that the mobile is seen as the new powerhouse for the future. The ciberjournalist was born with the web and the need to adapt tradicional newspaper contents to the online version. Technology brought many changes but maybe it isn’t a real problem in itself; it was not technology that came to completely modify journalism; it was the relationship between us, readers and media.In this report, I set myself to analyse the role of the mobile journalism in the thinking and creation of daily news. A constrast between the amazing technological skills and the lack of human and financial resources to take full advantage of these is made, as well as an analysis to the new conditions the ciberjournalists have at their disposal in order to perform their daily work at the newsdesks. Throughout the first part, I explore the arquitecture of mobile journalistic apps, its impact in daily informative Reading and the journalism’s duties as a public service.It is based on the curricular internship I took at the PÚBLICO newspaper’s Online section, in Lisbon. I analyse the newspaper’s moblie app and some data about who accesses it and why. It is also made an independet analisys to try to understand who actually reads news on a mobile format and who is willing to pay for them.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/93337
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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