Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/93334
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dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorCouto, Joana Raquel Lopes-
dc.date.accessioned2021-03-10T23:00:23Z-
dc.date.available2021-03-10T23:00:23Z-
dc.date.issued2019-10-25-
dc.date.submitted2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/93334-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractCom este trabalho, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pretende-se descrever as atividades realizadas com uma turma de 11º ano, em contexto de prática pedagógica supervisionada, no Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, Distrito de Viseu. Pretende-se, ainda, discutir, do ponto de vista teórico-prático, a temática do ensino explícito da compreensão da leitura, com base na estratégia inferencial, abordada durante o período de estágio curricular.Depois de se caracterizar o contexto socioeducativo em que este foi realizado, será feita uma descrição das atividades que foram desenvolvidas com os alunos da referida turma, bem como a análise e interpretação crítica das informações recolhidas, com base na observação e na aplicação de instrumentos de recolha de dados e de produções dos alunos.A análise e interpretação dos referidos dados permitem concluir, como se verificará na segunda parte deste Relatório, que a adoção da estratégia inferencial proporciona aos alunos o desenvolvimento de mecanismos de compreensão da leitura. Com efeito, as atividades realizadas permitiram concluir que, na leitura, quando o professor, de forma explícita, introduz questões para fazer inferências, os alunos compreendem melhor o que estão a ler e, progressivamente, vão desenvolvendo mecanismos de compreensão autónoma da leitura. Palavras-chave: leitura, compreensão da leitura, realização de inferências, estratégia inferencial, ensino explícito.Com este trabalho, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pretende-se descrever as atividades realizadas com uma turma de 11º ano, em contexto de prática pedagógica supervisionada, no Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, Distrito de Viseu. Pretende-se, ainda, discutir, do ponto de vista teórico-prático, a temática do ensino explícito da compreensão da leitura, com base na estratégia inferencial, abordada durante o período de estágio curricular.Depois de se caracterizar o contexto socioeducativo em que este foi realizado, será feita uma descrição das atividades que foram desenvolvidas com os alunos da referida turma, bem como a análise e interpretação crítica das informações recolhidas, com base na observação e na aplicação de instrumentos de recolha de dados e de produções dos alunos.A análise e interpretação dos referidos dados permitem concluir, como se verificará na segunda parte deste Relatório, que a adoção da estratégia inferencial proporciona aos alunos o desenvolvimento de mecanismos de compreensão da leitura. Com efeito, as atividades realizadas permitiram concluir que, na leitura, quando o professor, de forma explícita, introduz questões para fazer inferências, os alunos compreendem melhor o que estão a ler e, progressivamente, vão desenvolvendo mecanismos de compreensão autónoma da leitura. Palavras-chave: leitura, compreensão da leitura, realização de inferências, estratégia inferencial, ensino explícito.por
dc.description.abstractWith this work, in the scope of the Master Course in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, from Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra it is intend to describe the activities accomplished with a class of 11th grade, in the context of supervised pedagogical practice, in the Penalva do Castelo School Grouping, Viseu District. It is also intended to discuss, from the theoretical-practical point of view, the theme of explicit teaching of reading comprehension, based on the inferential strategy, addressed during the period of curricular internship.After describing the social-educational context in which it was fulfilled, a description of the activities that were developed with students of the said class will follow, as well as the analysis and critical interpretation of the information collected, based on the observation and application of collection of data and student productions.The analysis and interpretation of these data allows us to cloncude, as will see in the second part of this Report, that the adoption of the inferential strategy provides in students the development of reading comprehension mechanisms. Indeed, the activities carried out allowed us to conclude that, in reading, when the teacher, explicitly introduces questions to make inferences, students understand better what they are reading and, progressively, they develop mechanisms of independence reading comprehension.Keywords: reading, reading comprehension, realization of inferences, inferential strategy, explicit teaching.With this work, in the scope of the Master Course in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, from Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra it is intend to describe the activities accomplished with a class of 11th grade, in the context of supervised pedagogical practice, in the Penalva do Castelo School Grouping, Viseu District. It is also intended to discuss, from the theoretical-practical point of view, the theme of explicit teaching of reading comprehension, based on the inferential strategy, addressed during the period of curricular internship.After describing the social-educational context in which it was fulfilled, a description of the activities that were developed with students of the said class will follow, as well as the analysis and critical interpretation of the information collected, based on the observation and application of collection of data and student productions.The analysis and interpretation of these data allows us to cloncude, as will see in the second part of this Report, that the adoption of the inferential strategy provides in students the development of reading comprehension mechanisms. Indeed, the activities carried out allowed us to conclude that, in reading, when the teacher, explicitly introduces questions to make inferences, students understand better what they are reading and, progressively, they develop mechanisms of independence reading comprehension.Keywords: reading, reading comprehension, realization of inferences, inferential strategy, explicit teaching.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectleiturapor
dc.subjectcompreensão da leiturapor
dc.subjectrealização de inferênciaspor
dc.subjectestratégia inferencialpor
dc.subjectensino explícitopor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.subjectrealization of inferenceseng
dc.subjectinferential strategyeng
dc.subjectexplicit teachingeng
dc.titleO Ensino Explícito da Compreensão da Leitura: a estratégia inferencialpor
dc.title.alternativeExplicit teaching of reading comprehension: the inferential strategyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Ensino Explícito da Compreensão da Leitura: a estratégia inferencialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385809-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCouto, Joana Raquel Lopes::0000-0002-7380-4830-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCELGA-ILTEC – Research Centre for General and Applied Linguistics-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5468-2826-
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