Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92595
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.authorMiguel, Gabriela da Rocha-
dc.date.accessioned2021-01-14T23:10:35Z-
dc.date.available2021-01-14T23:10:35Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.date.submitted2021-01-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/92595-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractÀ medida que as empresas se concentram cada vez mais no design, o conceito e o uso de sistemas de design aumentou popularmente. Os sistemas de design são uma abordagem eficaz que permite ajudar a escalar o desenvolvimento de produtos e serviços de design, o que os torna uma ferramenta importante para usar entre equipa e à medida que uma empresa cresce. Alguns pontos chave passam por ter uma documentação clara e atualizada, definir “guidelines”, regras e estilos que são claros para toda a equipa, ter o raciocínio documentado sobre as decisões tomadas e definir ferramentas e processos que permitem a implementação do sistema diariamente.O resultado de um sistema de design define elementos que irão estar disponíveis sob procura. Esses elementos estão prontos para utilizar em qualquer ideia final, na qual se pode considerar que os guias de estilo são um subproduto do sistema de design e não o seu resultado final. Os componentes e padrões reutilizáveis permitem que as equipas de design e de desenvolvimento acelerem os seus fluxos de trabalho, uma vez que os elementos da interface não precisam de ser recriados do zero constantemente. Além disso, um sistema de design deve incluir mais contexto, como processos, ferramentas e guias de estilo que os respetivos “stakeholders” usam para implementar novos projetos, assim como as equipas que estarão envolvidas nesse processo e os modos que estas abordam problemas. Assim, um sistema de design é uma abordagem sistemática de desenvolvimento de produto, ou seja, é um processo contínuo que muda com o tempo. A presente dissertação visa o desenvolvimento de um sistema de design para a respetiva entidade acolhedora, assim como propostas de desenho de interfaces aplicadas a dois casos de iteração, correspondentes a dois projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do Instituto Pedro Nunes.por
dc.description.abstractAs companies increasingly focus on design, the concept and use of design systems is popularly increasing. Design systems are an effective way to help scale and develop design products and services, which makes them an important tool to use between teams and as a company grows. Some key points involve having a clear and updated documentation, defining guidelines, rules and styles which are clear to the entire team, having documented the reasoning about the decisions made and defining tools and processes that allow the system to be implemented on a daily basis. The result of a design system defines elements that will be available on demand. These elements are ready to be used in any final idea, in which style guides can be considered to be a product of the design system and not the end result. Reusable components and standards allow design and development teams to accelerate their workflows, as interface elements do not need to be constantly created from scratch. In addition, a design system should include context, such as processes, tools and style guides that stakeholders will use to implement new projects, as well as the teams that will be involved in that process and the ways they address problems. Thus, a design system is a systematic approach to product development, that is, it is a continuous process that changes over time.This dissertation aims at the development of a design system for the friendly host entity and a proposal for the interface design of two iteration cases corresponding to two developed projects in the Laboratory of Informatics and Systems (LIS) of Instituto Pedro Nunes.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSistemas de designpor
dc.subjectDesign webpor
dc.subjectDesign de interfacespor
dc.subjectExperiência de utilizadorpor
dc.subjectDesign de serviçospor
dc.subjectDesign Systemseng
dc.subjectWeb Designeng
dc.subjectUser Interfaceeng
dc.subjectUser Experienceeng
dc.subjectService Designeng
dc.titleSistema de Design ULISSESpor
dc.title.alternativeLIS UI Design Systemeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationInstituto Pedro Nunes-
degois.publication.titleSistema de Design ULISSESpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202520943-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMiguel, Gabriela da Rocha::0000-0002-1223-9268-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Hugo Ricardo Gonçalo-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.degree.elementojuriSilva, Paula Alexandra Gomes da-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Gabriela MDM.pdf37.5 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

165
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

155
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons