Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/92542
Title: Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
Other Titles: Multimedia Visual Identity for Festival do Crato
Authors: Almeida, Renata Marques
Orientador: Cardoso, Jorge C. S.
Hardman, Paul David
Keywords: Identidade Visual; Web Design; Design Gráfico; Cultura; Festival; Visual Identity; Web Design; Graphic Design; Culture; Festival
Issue Date: 10-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Identidade Visual Multimédia para o Festival do Crato
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Abstract: Esta dissertação descreve o desenvolvimento ou renovação da identidade visual do Festival do Crato, um evento em ascensão em Portugal que se foca em três vertentes: a gastronomia, o artesanato e a música. O foco detém-se sobre a criação de uma identidade visual coerente e atrativa, de índole especulativa, com fundamento na natureza do festival e com base em exemplos de sucesso previamente estudados. Para isso, partiu-se de fundamentos de branding, consideraram-se os principais elementos gráficos de uma identidade visual e analisaram-se alguns casos de identidades visuais de festivais. Foi analisada a questão da utilização das estratégias de branding corporativo na conceção de identidades visuais para entidades que atuam na área da Cultura. Na metodologia foram incluídos dois momentos determinantes: uma viagem de reconhecimento e uma avaliação feita por utilizadores. Além disso, a componente multimédia deste projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo interativo de um website alusivo ao festival, assim como de uma simulação do layout de uma aplicação para telemóvel.O website inclui informações sobre o line-up do festival, assim como páginas descritivas sobre cada um dos seus componentes temáticos, mapa, compra de bilhetes e qualquer outra informação pertinente. A aplicação tem o intuito de servir como ferramenta ativa no decorrer do evento e, para isso, detém funcionalidades que procuram minimizar possíveis constrangimentos ou episódios negativos que influenciarão, direta ou indiretamente, a própria experiência do utilizador.
This dissertation describes the visual identity rebranding process of Crato’s festival, an event that has been growing in Portugal and which involves three attractions: the gastronomy, the crafts and the music. The main focus is about the design of a coherent and attractive visual identity and its application based on the nature of the festival, as well as on previously studied successful examples. Thereunto, we started from branding fundamentals, the main graphic elements of a visual identity were considered and some cases of visual identities designed for festivals were analyzed. The question of the use of corporate branding strategies in the design of visual identities for entities operating in the cultural area was analyzed.Two determining moments will be included in the methodology: a recognition trip and an evaluation made by users. Furthermore, the multimedia component of this project will consist on the development of an interactive prototype of a website alluding to the festival, as well as a layout simulation of a smartphone application.The website will include information about the festival line-up, as well as descriptive pages about each one of its thematic components, map, ticket booking and any other relevant information. The application aims to serve as an active tool in the course of the event and, for that, it has some functionalities that seek to minimize possible embarassments or negative episodes that directly or indirectly influence the user's own experience.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10316/92542
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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