Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92498
Title: Redesign do BackOffice the CompanyGym (plataforma online para gestão do conhecimento)
Other Titles: Redesign do BackOffice the CompanyGym (plataforma online para gestão do conhecimento)
Authors: Jesus, João Vaz de
Orientador: Cardoso, Jorge C. S.
Carvalho, José Augusto Maçãs da Silva
Keywords: redesign de backoffice; design de interação; interface de utilizador; usabilidade; engenharia de software; backoffice redesign; interaction design; user interface; user experience; software engeneering
Issue Date: 10-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Redesign do BackOffice the CompanyGym (plataforma online para gestão do conhecimento)
Place of publication or event: Dascat Software Lda
Abstract: Um produto que tem como missão servir os objetivos dos seus clientes, não deve colocar entraves de maneira a que estes não se realizem. A interação com o backoffice de qualquer produto, quando não é bem desenhada, pode ser vista como um bloqueio ao objetivo final dos seus utilizadores e pode mesmo chegar a fazer com que o número destes utilizadores diminua, ou simplesmente não cresça. O controlo de simples processos passo-a-passo, criação de conteúdos e gestão de perfisde utilizadores, deve proporcionar uma experiência leve, previsível e consistente. Destaforma, este documento detalha o processo de reestruturação funcional e da experiência de utilização da plataforma de backoffice do SaaS da 10.digital - The CompanyGym. É feita uma investigação dos conceitos no âmbito do projeto, são descritas as metodologias de Design Thinking e SCRUM, seguidas durante o decorrer do estágio, é documentado o processo de recolha e análise de informação, bem como os requisitos funcionais, casos de uso e personas. É também documentado o processo de design e implementação da interface e testes de usabilidade realizados com diversos utilizadores. Deste estágio resulta o redesign de uma nova interface — concebida colocando o utilizador no centro de todas as tomadas de decisão — e a implementação dos ecrãs de perfil de utilizador e da listagem dos mesmos.Desta dissertação espera-se a reestruturação funcional, o redesign da interface e da experiência de utilização, com vista a acrescentar valor ao The CompanyGym, colocando os utilizadores como prioridade na tomada de decisões, com o objetivo claro de fazer o seu número de clientes aumentar. Uma plataforma consistente, flexível e robusta, que não exija mais do utilizador do que o que ele está disposto a dar.
A product that aims to serve its clients goals should not present barriers that impede their reach. The interaction with the backoffice of any kind of product, when not well designed can be seen as an obstacle to the client’s final objectives and desires. Such fact is directly linked with the growth, stagnation or even decrease in client numbers.The control of simple step-by-step processes, content creation and user profiles management should provide a light, predictable and consistent experience. This document describes the process of functional and user experience refactoring of the backoffice for 10.digital’s SaaS - The CompanyGym. An investigation within the project’s scope is made, followed by the enlightenment regarding both used methodologies — Design Thinking and SCRUM. The collection and analysis of information and data and the definition of functional requirements, use cases and personas is documented as well. The final part of the document, describes the development of the initial and final mockup designs, implementation and user testing, justifying the choices made, with the information previously gathered and processed, as well as with the feedback gathered during development.This internship resulted in the development of a new user interface, conceived with users as the core for the decision making process.With dissertation, it is expected the The CompanyGym's functional refactoring and user interface and experience redesign, in add value to the already existing product. This is made by putting the user's needs as the main focus on the decision making process. A consistent, flexible and robust platform that doesn't ask the users for what they are not willing to give.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/92498
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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