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https://hdl.handle.net/10316/92325
Title: | Sério Fernandes e a escola que "não existe": contributo para uma reflexão sobre a escola do Porto | Authors: | Lopes, Nuno Manuel Fortuna Malheiro | Orientador: | Branco, Sérgio Dias | Keywords: | Sério Fernandes; Porto; Percurso; Pedagogia; Cinema; Artístico; Quadro; Pré-Socrático; Oporto; Path; Pedagogy; Cinema; Artistic; Frame; Pre-Socratic | Issue Date: | 3-Apr-2018 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A tese que aqui se apresenta propõe-se levar a cabo uma reflexão sobre a esteticamente denominada escola do Porto, com base num estudo que incidiu sobre dois aspectos a ela associados: 1) a trajectória Artística do seu mestre, Sério Fernandes; 2) a sua unidade matricial absoluta, o Quadro Artístico Cinematográfico.
A abordagem preconizada para este estudo assentou em duas componentes que se articulam e complementam: 1) texto teórico dividido em duas partes, uma dedicada à trajectória Artística de Sério Fernandes; a outra mais focada na exploração das características fílmicas e estéticas do Quadro Artístico Cinematográfico; 2) produção de um filme de longa-metragem rodado em Quadros Artísticos Cinematográficos.
Dada a escassez de documentação bibliográfica sobre a escola do Porto, a investigação realizada assentou principalmente na pesquisa de fontes primárias, mais concretamente: documentos do acervo pessoal de Sério Fernandes, bem como uma série de entrevistas que teve a gentileza de conceder.
Mais do que a solidificação de um quadro teórico rígido ou a apresentação de conclusões estanques, este trabalho pretende sobretudo contribuir para uma reflexão sobre a escola do Porto, enquanto entidade Artística ou espiritual de matriz pré-socrática, indelevelmente ligada à trajectória de Sério Fernandes, à cidade do Porto, e a uma imagem cinematográfica caracterizada pela máxima depuração técnica e narrativa. The thesis here presented proposes to carry out a reflection on the aesthetically named escola do Porto (Porto school), based on a study that focused on two aspects associated with it: 1) the Artistic path of its master, Sério Fernandes; 2) its absolute matrix unit, the Artistic Cinematographic Frame (Quadro Artístico Cinematográfico). The approach proclaimed for this study was based on two components that are articulated and complementary: 1) theoretical text divided into two parts, one devoted to the Artistic trajectory of Sério Fernandes; the other more focused on the exploration of filmic and aesthetic characteristics of the Quadro Artístico Cinematográfico; 2) production of a film shot in Quadros Artísticos Cinematográficos. Given the scarcity of scientific literature about the escola do Porto, the investigation was primarily based on the research of primary sources, namely: documents of the personal archive of Sério Fernandes, as well as a series of interviews that he had the kindness to grant. More than the solidification of a theoretical framework or the presentation of watertight conclusions, this work aims to contribute to a reflection on the escola do Porto, while Artistic or spiritual entity of pre-Socratic matrix, indelibly linked to the trajectory of Sério Fernandes, the city of Porto, and a cinematographic image characterized by the maximum technique and narrative depuration. |
Description: | Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Fílmicos e da Imagem, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/92325 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Teses de Doutoramento |
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