Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92096
Title: Design participativo de uma extensão de produto "lego"
Other Titles: PARTICIPATORY DESIGN OF A "LEGO" PRODUCT EXTENSION
Authors: Fernandes, Rui Miguel Nobre
Orientador: Alves, Artur Luís Gonçalves de Azevedo Rebelo
Roque, Licínio Gomes
Keywords: Brincar; Design; Participativo; Jogo; RPG; Play; Design; Participatory; Game; RPG
Issue Date: 17-Sep-2020
Serial title, monograph or event: DESIGN PARTICIPATIVO DE UMA EXTENSÃO DE PRODUTO "LEGO"
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: A presente dissertação vem elaborar um conceito que permite aos jogadores participarem num processo criativo de design do jogo, de forma colaborativa. Para tal, vem apresentar-se o desenvolvimento de uma proposta de jogo que explora na sua mecânica, as sinergias da imaginação e da criatividade, propondo uma abordagem inovadora para brincar com peças de LEGO, na qual são incorporados princípios geradores de narrativas, característicos dos jogos RPGs (role-playing games).O sucesso da execução do jogo puxa pelas capacidades imaginativas e criativas dos jogadores para a resolução de problemas e permite transformar o jogo, no seu jogo, através da modificação das regras para se adequarem aos estilos e às necessidades dos jogadores, explorando a qualidade de playfulness.Neste documento assiste-se à produção completa da proposta «Tales», onde a direção da mensagem do jogo, o público-alvo englobado e a capacidade de reinvenção e replay são descobertos como potenciadores de diferenciação, em relação aos produtos existentes no mercado. A proposta explora uma forma divertida de criar inúmeras histórias originais com o LEGO entre os mais novos, jovens e adultos. O processo de design desenvolvido, engloba métodos provenientes do game design que vieram a segurar e a inspirar as decisões criativas do projeto. Assiste-se ao recrutamento de participantes para testar a usabilidade da ideia, onde o desafio consiste em avaliar e saber interpretar os resultados, a jogabilidade, e analisar a componente participativa nas interações dos jogadores na criação de artefactos criativos e narrativas imaginativas.
This dissertation elaborates a concept that allows players to participate in a creative process of game design, in a collaborative way. To do so, it presents the development of a game proposal that explores in its mechanics, the synergies of imagination and creativity, proposing an innovative approach to play with LEGO pieces, in which are incorporated principles that generate narratives, characteristic of role-playing games. The success of the game's execution pulls the players' imaginative and creative capabilities to solve problems and allows them to transform the game into their game by modifying the rules to suit the players' styles and needs, exploring the quality of playfulness. This document sees the complete production of the "Tales" proposal, where the direction of the game's message, the target audience encompassed and the ability to reinvent and replay are discovered as agents of differentiation, in relation to the existing products on the market. The proposal explores a playful way to create numerous original stories with LEGO among children, young people and adults. The design process developed displays methods from game design that came to hold and inspire the creative decisions of the project. Participants are recruited to test the idea's usability, where the challenge is to evaluate and know how to interpret the results, the gameplay, and analyse the participative component in players' interactions in the creation of creative artefacts and imaginative narratives.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/92096
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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