Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/92092
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
dc.contributor.advisorHardman, Paul David-
dc.contributor.authorCerqueira, Carolina Dantas-
dc.date.accessioned2020-12-15T00:39:29Z-
dc.date.available2020-12-15T00:39:29Z-
dc.date.issued2020-11-16-
dc.date.submitted2020-12-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/92092-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAs mulheres sempre foram objecto de estudo em arte, mas a arte que elas mesmas criam tem sido sistematicamente excluída dos registos da história da arte há séculos. Isto deixa-nos com um ponto de vista unilateral sobre a participação da mulher no mundo da arte e da própria arte em si.Para enfrentar esta discrepância, este trabalho pretende criar uma animação a apresentar e chamar a atenção ao trabalho de várias artistas femininas. De maneira a criar este filme vou antes explorar a história da animação, especificamente sobre a animação que mistura técnicas em 2D e 3D ao analisar os filmes: "O Príncipe do Egito", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" e " Paperman", examinando como estes utilizam estas técnicas para contar uma história convincente. Isto é feito com a intenção de criar uma animação que apresenta e destaca o trabalho de artistas em diversas áreas. As artistas que escolhi investigar são Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl e Yayoi Kusama. Desta lista decidi destacar o trabalho de Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović e Qing Han.Women have always been a subject of art but the art that they themselves create has been systematically excluded from art history records for centuries. This has left us with a one-sided point of view of the portrayal of women in art and of art itself.In order to tackle this discrepancy, this work intends to create an animation presenting and shining a spotlight on the work of several female artists. In order to create this film I will delve into the history of animation, more specifically animation which mixes both 2D and 3D animation techniques and analyze the films: "The Prince of Egypt", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" and "Paperman", by examining how they utilize these techniques in order to tell a compelling story. All with the intention to create an animation showcasing several artworks by artists in different fields. The artists chosen to study were Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han. And from this lineup I ultimately chose to highlight the work of Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han.por
dc.description.abstractWomen have always been a subject of art but the art that they themselves create has been systematically excluded from art history records for centuries. This has left us with a one-sided point of view of the portrayal of women in art and of art itself.In order to tackle this discrepancy, this work intends to create an animation presenting and shining a spotlight on the work of several female artists. In order to create this film I will delve into the history of animation, more specifically animation which mixes both 2D and 3D animation techniques and analyze the films: "The Prince of Egypt", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" and "Paperman", by examining how they utilize these techniques in order to tell a compelling story. All with the intention to create an animation showcasing several artworks by artists in different fields. The artists chosen to study were Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han. And from this lineup I ultimately chose to highlight the work of Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović and Qing Han.As mulheres sempre foram objecto de estudo em arte, mas a arte que elas mesmas criam tem sido sistematicamente excluída dos registos da história da arte há séculos. Isto deixa-nos com um ponto de vista unilateral sobre a participação da mulher no mundo da arte e da própria arte em si.Para enfrentar esta discrepância, este trabalho pretende criar uma animação a apresentar e chamar a atenção ao trabalho de várias artistas femininas. De maneira a criar este filme vou antes explorar a história da animação, especificamente sobre a animação que mistura técnicas em 2D e 3D ao analisar os filmes: "O Príncipe do Egito", "Spirited Away", "Howl's Moving Castle" e " Paperman", examinando como estes utilizam estas técnicas para contar uma história convincente. Isto é feito com a intenção de criar uma animação que apresenta e destaca o trabalho de artistas em diversas áreas. As artistas que escolhi investigar são Geng Xue, Helena Almeida, Barbara Kruger, Berthe Morisot, Guntal Stölzl e Yayoi Kusama. Desta lista decidi destacar o trabalho de Geng Xue, Helena Almeida, Berthe Morisot, Guntal Stölzl, Yayoi Kusama, Marina Abramović e Qing Han.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectVideopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectAnimação 2Dpor
dc.subjectAnimação 3Dpor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectVideoeng
dc.subjectArteng
dc.subject2D Animationeng
dc.subject3D Animationeng
dc.subjectFeminismeng
dc.titleThe Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Arteng
dc.title.alternativeA Rapariga no Museu - Vídeo sobre a exploração da relação da Mulher com a Artepor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEI-FCTUC-
degois.publication.titleThe Girl in the Museum - Short Film Exploring the Relationship between Women and Arteng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202553620-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCerqueira, Carolina Dantas::0000-0002-3571-3137-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCardoso, Fernando Amílcar Bandeira-
uc.degree.elementojuriCarvalho, António José Olaio Correia de-
uc.degree.elementojuriHardman, Paul David-
uc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos::0000-0001-9841-1462-
uc.contributor.advisorHardman, Paul David-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
THESIS_Carolina_Cerqueira.pdf9.42 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

195
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

144
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons