Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/91239
Title: | Contextos de descoberta e desafios do estudo dos sítios pré-históricos do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida | Authors: | Gomes, Sérgio Oliveira, Lurdes Gameiro, Cristina Manzano, Carmen Ameijenda, Alicia Costa, Bárbara Monteiro-Rodrigues, Sérgio Gomes, Alberto Aubry, Thierry Matias, Henrique |
Keywords: | Arqueologia preventiva; Comunidade de arqueólogos; Vale do Vouga; Pré-história | Issue Date: | 2020 | Publisher: | Associação dos Arqueólogos Portugueses | Serial title, monograph or event: | Arqueologia & História. Revista da Associação dos Arqueólogos Portugueses | Issue: | 70 | Place of publication or event: | Lisboa | Abstract: | Este artigo pretende dar a conhecer o contexto de descoberta de três sítios pré-históricos identificados no âmbito da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida: Rôdo, Vau e Bispeira 8; e apresentar, em traços gerais, a diacronia da sua ocupação. A área onde se localizam estes sítios correspondia, até 2014, a um vazio de pesquisa que condicionou o planeamento dos trabalhos de arqueologia preventiva, desafiando as equipas que se encontravam a executar os trabalhos, e a comunidade de arqueólogos em geral, a encontrar estratégias para ultrapassar tais constrangimentos. Deste esforço resultou um reforço do potencial patrimonial do vale do Vouga e um contributo para o conhecimento da sequência cronológico-cultural da pré-história regional. Palavras‑chave: Arqueologia preventiva, Comunidade de arqueólogo/as, Vale do Vouga, Pré-história. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/91239 | ISSN: | 0871-2735 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEAACP - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
0_Paleo_art06_AH_Vol70-web.pdf | 6.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.