Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/91229
Title: Reaprender com a Madeira - Revitalização e Densificação da Ribeira de Vilar
Other Titles: Relearn with Wood - Revitalization and Densification of Ribeira de Vilar
Authors: Amarante, Altino Rafael Pinheiro
Orientador: Cardielos, João Paulo Vergueiro Monteiro de Sá
Keywords: Agro- cidade; Corredores Naturais Saudáveis; Mobilidades Suaves; Territórios Híbridos de Baixa Densidade; Habitar a Natureza; Agribusiness; Healthy Natural Corridors; Soft mobilities; Low Density Hybrid Territories; Inhabit Nature
Issue Date: 5-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Reaprender com a Madeira - Revitalização e Densificação da Ribeira de Vilar
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O propósito deste trabalho partiu do exercício prático de projeto desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Atelier de Projeto II, tendo como tema “Território e Paisagem”, proposto pelo professor da mesma e tendo como objeto de estudo a cidade de Aveiro. O interesse principal foca-se na articulação do corredor rodoviário da atual variante à Estrada Nacional 109 - que cruza a cidade de norte a sul dividindo-a em duas partes bem distintas - com um conjunto de relevantes estruturas ecológicas de paisagem natural, que se desenvolvem perpendicularmente à mesma e a cruzam relacionando as partes divididas da cidade.Ao longo do primeiro semestre foi desenhada em grupo uma proposta urbana que visava integrar estas estruturas naturais, dando-lhes uma “nova vida” e assim aproximar as duas cidades que o planeamento, eufemisticamente, apelidou de cidade consolidada central e cidade nascente. Individualmente, pretendeu-se explorar essas ligações naturais, focando especialmente o exercício na Ribeira de Vilar e nos seus espaços adjacentes. Propôs-se um novo tratamento do perfil deste corredor natural, acrescentando-lhe um conjunto de espaços públicos e um parque residencial, capaz de potenciar novos modos de habitar estes territórios híbridos. De forma a desenvolver uma perspetiva de flexibilização das relações entre os modos de vida urbanos e os espaços agrícolas e rurais que subsistem nas proximidades, ou mesmo dentro das áreas metropolitanas, que são pouco valorizadas, mas devem ser clarificados e reconhecidas, pois abrem perspetivas de oportunidade inquestionáveis. Impõe-se pensar cidade e campo como partes complementares das novas realidades emergentes na cidade dispersa de baixa densidade. Ensaiar-se-ão aqui os potenciais dos espaços da mobilidade partilhada, reconvertendo as vias urbanas destas áreas de residência mais periféricas e associando-as às vantagens de um uso mais generalizado de materiais naturais leves como a madeira, cujo potencial de utilização em Portugal pode ser imensamente ampliado, testando a sua viabilidade como técnica de construção ambientalmente sensível e sustentável.O exercício consiste na materialização, em projeto, deste conjunto de preocupações urbanas e ambientais, ao conceber um conjunto residencial edificado de baixo impacto ambiental, onde o desenho, os modos de vida proporcionados, as relações espaciais e urbanas e as soluções técnico-construtivas são todas, simultaneamente, parte da solução final. O processo de conceção e projeto, em aferições de diferentes escalas e programas, procura perceber que tipos de interesse e motivações podem ser ativadas pelo desenho e as formas ou geometrias deste habitar presente, que se traduz em mudanças que contaminam os espaços viários, o conjunto edificado e espaços de habitar e o corredor natural como parte de uma unidade singular, representativa de alguns dos objetivos a alcançar na cidade futura.
The purpose of this study originated from the practical endeavour of project work developed within the course unit of Project II Atlier, having the theme “Territory and Landscape”. The same was put forward by the professor responsible for the unit, and had the city of Aveiro as the main focus of study. The main focus is on the articulation of the road corridor of the current variant to the National Road 109 - which crosses the city from north to south dividing it into two very distinct parts - with a set of relevant ecological structures of natural landscape, which develop perpendicular to it and cross thereby linking the divided parts of the city. Throughout the first semester, in a group, an urban proposal was designed which aimed at integrating these natural structures, giving them “new life” and thereby bringing the two cities closer, all of which the planning euphemistically nicknamed consolidated central city and nascent city. Individually, the intention was to explore these natural links, focusing especially on the exercise in Ribeira de Vilar and on its adjacent spaces. A new treatment of the profile of this natural corridor was proposed, adding a set of public spaces and a residential park, with the potential to promote new approaches to inhabit these hybrid territories. In order to develop a flexible approach to the relationship between urban livelihoods and agricultural and rural areas that exist nearby, or even within metropolitan areas, which are undervalued, but which should be clarified and recognized, because they allow for persepectives of unquestionable opportunity. It is necessary to think of city and countryside as complementary parts of the emerging new realities in the city dispersing low density. The potential of the shared mobility spaces will be tested here, converting the urban roads of these more peripheral areas of residence and associating them with the advantages of a more general use of light natural materials such as wood, whose potential for use in Portugal can be immensely expanded, testing its viability as an environmentally sensitive and sustainable construction technique. The exercise consists in the materialization, in design, of this set of urban and environmental concerns, when designing a residential set of low environmental impact, where design, modes of living provided, spatial and urban relations and technical-constructive solutions are all part of the final solution. The process of conception and design, in assessments of different scales and programs, seeks to perceive what types of interest and motivations can be activated by design and the forms or geometries of this current style of living. This expresses changes that follow onto pathways, comprised of buildings and living spaces and the natural corridor as part of a singular unit, representative of some of the goals to be achieved in the future city.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/91229
Rights: openAccess
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