Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/91221
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGil, Bruno Ricardo Abrantes-
dc.contributor.authorGraça, Ana Luísa da Costa-
dc.date.accessioned2020-10-22T22:04:40Z-
dc.date.available2020-10-22T22:04:40Z-
dc.date.issued2019-09-10-
dc.date.submitted2020-10-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/91221-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura.por
dc.description.abstractA interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino da Arquiteturapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectCoimbrapor
dc.subjectDARQpor
dc.subjectProjetopor
dc.subjectArchiteture Educationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectCoimbraeng
dc.subjectDARQeng
dc.subjectDesigneng
dc.titleEsbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbrapor
dc.title.alternativeBlurring Boundaries - Interdisciplinarity in Architecture Education in Coimbraeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleEsbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbrapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202304302-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGraça, Ana Luísa da Costa::0000-0003-3875-1080-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMurtinho, Vítor Manuel Bairrada-
uc.degree.elementojuriGil, Bruno Ricardo Abrantes-
uc.degree.elementojuriMoniz, Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto-
uc.contributor.advisorGil, Bruno Ricardo Abrantes-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5669-5444-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação Ana Luisa Graça.pdf64.14 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

143
checked on May 7, 2024

Download(s)

85
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons