Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/91221
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gil, Bruno Ricardo Abrantes | - |
dc.contributor.author | Graça, Ana Luísa da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T22:04:40Z | - |
dc.date.available | 2020-10-22T22:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-10 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/91221 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura. | por |
dc.description.abstract | A interdisciplinaridade no ensino da Arquitetura será o objeto de estudo desta dissertação. O foco resume-se em todas as pontes e ligações de onde a disciplina da arquitetura retira conhecimento, e como o transmite no percurso formativo.A mediação desta colaboração entre disciplinas, assim como a pedagogia e o ensino da Arquitetura, é algo que tem sido discutido sucessivamente, e que se encontra em constante mudança a par das alterações sociológicas, políticas e até mesmo da própria visão da escola em relação à profissão. Torna-se assim pertinente a análise do que está a acontecer no contemporâneo, no curso de Arquitetura, da Universidade de Coimbra.Pretende-se escrutinar todo o tipo de relações entre conhecimentos exteriores à área em questão, e de que modo acontecem, se desenvolvem e como complementam a formação do futuro arquiteto. As áreas exteriores que o Departamento de Arquitetura, em Coimbra, recolhe para si e assume como essenciais demonstram a sua identidade e o seu pensamento arquitetónico.Estas “formas de contacto” podem estar presentes de diversas maneiras, desde áreas nucleares inseridas no currículo, a professores, a indivíduos convidados para momentos no atelier de projeto, conferências, workshops e exposições… Apesar de esta colaboração exterior nem sempre ser assumida, ou estar presente mas em diferentes escalas, a ideia de multidisciplinaridade, de transdisciplinaridade e interdisciplinaridade estão sempre inseridas neste envelope que é o ensino da Arquitetura. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino da Arquitetura | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject | Coimbra | por |
dc.subject | DARQ | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Architeture Education | eng |
dc.subject | Interdisciplinarity | eng |
dc.subject | Coimbra | eng |
dc.subject | DARQ | eng |
dc.subject | Design | eng |
dc.title | Esbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbra | por |
dc.title.alternative | Blurring Boundaries - Interdisciplinarity in Architecture Education in Coimbra | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Coimbra | - |
degois.publication.title | Esbater Fronteiras - A Interdisciplinaridade no Ensino da Arquitetura em Coimbra | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 202304302 | - |
thesis.degree.discipline | Arquitectura | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado Integrado em Arquitetura | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Graça, Ana Luísa da Costa::0000-0003-3875-1080 | - |
uc.degree.classification | 18 | - |
uc.degree.presidentejuri | Murtinho, Vítor Manuel Bairrada | - |
uc.degree.elementojuri | Gil, Bruno Ricardo Abrantes | - |
uc.degree.elementojuri | Moniz, Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto | - |
uc.contributor.advisor | Gil, Bruno Ricardo Abrantes | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.advisor.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-5669-5444 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Ana Luisa Graça.pdf | 64.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
143
checked on May 7, 2024
Download(s)
85
checked on May 7, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License