Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/90534
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSancho Querol, Lorena-
dc.date.accessioned2020-08-20T15:08:33Z-
dc.date.available2020-08-20T15:08:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn2172-7635pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/90534-
dc.description.abstractSeguindo a perspetiva do projeto SoMus, “A Sociedade no Museu”, e com o objetivo de refletir sobre o conceito de participação cultural e sobre as práticas que lhe estão associadas, os seus impactes e consequências no campo da cultura, mais concretamente no dos museus, apresentamos aqui uma breve recolha conceitual sobre a evolução do conceito de participação ao longo das últimas décadas, debruçando-nos de seguida sobre os seus usos museais na ótica da construção de uma democracia cultural. Finalmente, e como fruto da pesquisa e da experiência de trabalho desenvolvida com os museus parceiros do SoMus, propomos a nossa própria definição do conceito. Onde começa e acaba a Museologia Participativa ou de coprodução cidadã? Quais os códigos, as métricas e os valores subjacentes a cada uma das formas de participação cultural que encontramos atualmente nos museus? De que forma podemos melhorar as nossas práticas para construir museus mais úteis em sociedades globais, em transição, no cerne de uma multiculturalidade evolutiva?pt
dc.description.abstractUnder the perspective of the SoMus project "Society in the Museum", and aiming to reflect on the concept of cultural participation and related practices, its impacts and consequences on culture, in general, and on museums, in particular, in this essay we shall firstly present a brief conceptual collection on the evolution of the concept of participation over the past few decades and secondly we shall analyze its application on museums regarding the production of a cultural democracy. Finally, and as a result of research and working experience with the SoMus partner museums, we shall propose our definition of the concept. Where does Participatory Museology start and where it ends? What are the codes, the metrics and the underlying values of each of the forms of cultural participation that we presently find in museums? How can we improve our practices to build museums which are more useful to global societies living in transition and at the core of an evolving multiculturalism?pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAsociación Profesional Extremeña de Antropología (APEA)pt
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BPD/95214/2013/PTpt
dc.relationUID/SOC/50012/2013pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectMuseuspt
dc.subjectParticipação culturalpt
dc.subjectIntensidades democráticaspt
dc.subjectMultiliderançapt
dc.subjectSoMuspt
dc.subjectMuseumspt
dc.subjectCultural participationpt
dc.subjectDemocratic intensitiespt
dc.subjectMultileadershippt
dc.subjectSoMuspt
dc.titlePARTeCIPAR. Ensaio formal sobre o conceito, as práticas e os desafios da Participação Cultural em museuspt
dc.title.alternativeBECOMING (A)PART. Formal essay about the concept, practices and challenges of Cultural Participation in museumspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage83pt
degois.publication.lastPage100pt
degois.publication.issue8pt
degois.publication.locationCácerespt
degois.publication.titleEtnicex: revista de estudios etnográficospt
dc.relation.publisherversionhttps://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6331955pt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2016-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.deptCentre for Social Studies-
crisitem.author.parentdeptUniversidade de Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-4455-3179-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Partecipar_Ensaio Formal Sobre O Conceito.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

7
checked on Oct 20, 2020

Download(s)

1
checked on Oct 20, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.