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Title: Gestão da Experiência de Aprendizagem do Estudante de uma Universidade Pública Portuguesa: do Ensino Superior para o Mercado de Trabalho
Other Titles: Management of Student Learning Experience at a Portuguese Public University: from Higher Education to the Labour Market
Authors: Melim, Sofia Maria Coelho
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Keywords: ensino superior; aprendizagem; capacidades; mercado de trabalho; empregabilidade; higher education; learning; capabilities; labour market; employability
Issue Date: 1-Oct-2019
Serial title, monograph or event: Gestão da Experiência de Aprendizagem do Estudante de uma Universidade Pública Portuguesa: do Ensino Superior para o Mercado de Trabalho
Place of publication or event: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Abstract: Based on the literature on human resources management and employability, this internship report aims to analyse how the learning of higher education students is experienced both by the students themselves and by the higher education institutions, particularly in relation to the management of students’ complaint procedures. Given the growing increase of students in higher education in recent decades, it is important to analyse how higher education institutions influence and manage the students' journey, from the teaching-learning process to the transition to the labour market. For the effective implementation of the mission of higher education institutions as for the success of employability in the first years of working life of students, implementing a model of mutual benefit management is decisive. With wider relevance in that the acquisition and development of social and relational capabilities which are valued by employers at the time of entry into the labour market, are important for the success of their employability. Promoting the employability of graduates requires higher education institutions to strategically value the academic curriculum, and a curriculum with orientation to employability can be developed by incorporating elements associated with employability in courses or through the creation of modules related to this. However, developing capabilities for employability during the higher course is no longer enough. There is a need for an articulation between learning, acquired capabilities and extracurricular activities of students with possible employers, which can happen through curricular internships, although they do not guarantee bond for future employment.
O presente relatório de estágio tem como objetivo analisar, tendo por base a literatura em gestão de recursos humanos e empregabilidade, de que modo é experienciada a aprendizagem dos estudantes do ensino superior, tanto pelos próprios estudantes, como pelas instituições de ensino superior, muito em particular no que diz respeito à gestão do processo de reclamações feitas pelos estudantes. Dado o crescente aumento de alunos no ensino superior nas últimas décadas, importa analisar como é que as instituições de ensino superior influenciam e gerem o percurso dos estudantes, desde o processo de ensino-aprendizagem até à transição destes para o mercado de trabalho. Para a efetiva implementação da missão das instituições de ensino superior como para o sucesso da empregabilidade nos primeiros anos de vida de trabalho dos estudantes, implementar um modelo de gestão de benefício mútuo é determinante. Assim a aquisição e desenvolvimento de capacidades sociais e relacionais que vão além daquelas ganhas tradicionalmente durante a formação académica, que são valorizadas pelos empregadores aquando da entrada no mercado de trabalho, parecem ser importantes para o sucesso da sua empregabilidade. Promover a empregabilidade dos diplomados requer que as instituições de ensino superior valorizem de forma estratégica o currículo académico, e um currículo com orientação para a empregabilidade pode ser desenvolvido através da incorporação de elementos associados à empregabilidade nos cursos ou através da criação de módulos relacionados com esta. Contudo, desenvolver capacidades para a empregabilidade durante o curso superior já não é suficiente. É necessário existir uma articulação entre a aprendizagem, as capacidades adquiridas e as atividades extracurriculares dos estudantes com os possíveis empregadores, o que pode acontecer através dos estágios curriculares, apesar destes não darem garantia de vínculo para emprego futuro.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito
URI: http://hdl.handle.net/10316/90250
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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