Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/90224
Title: Literacia da Informação em arquivos escolares
Other Titles: Information Literacy in Schools Archives
Authors: Silva, Ana Margarida Dias da
Marques, Maria Beatriz
Keywords: Infoliteracia,; Ciência da Informação; Gestão da Informação; Cultura Digital
Issue Date: 26-Jun-2020
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Media, informação e literacia: rumos e perspetivas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Numa sociedade do conhecimento, global e sobrecarregada de meios e fontes de informação, o exercício de uma cidadania plena e consciente depende, também, do direito dos cidadãos ao acesso e reutilização da informação gerida e salvaguardada pela administração pública. No âmbito do universo das escolas, a literacia da informação centra--se nas competências e capacidades em localizar, avaliar, usar e comunicar de forma eficaz e ética a informação gerida em ambiente escolar. Importa, pois, capacitar os utilizadores para a perceção do contexto de produção da informação, da importância da sua avaliação e forma de seleção, onde está subjacente o conceito de bom uso da informação. Assim, é fundamental dotar os profissionais ao serviço das escolas (professores, funcionários, bibliotecários) com as competências e conhecimentos necessários à gestão da informação enquanto valor acrescentado. Neste pressuposto, propõe-se a criação de um curso formação à distância, constituído por 10 módulos.
URI: http://hdl.handle.net/10316/90224
ISBN: 978-989-26-1890-6
DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1891-3 ©
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CHSC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Literacia em Arquivos Escolares-Silva&Marques_2020.pdf594.64 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

214
checked on Sep 17, 2020

Download(s)

142
checked on Sep 17, 2020

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.