Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90129
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dc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
dc.contributor.advisorBandeirinha, José António Oliveira-
dc.contributor.authorPaixão, Francisco Manuel Carvalho Lima Lopes-
dc.date.accessioned2020-06-30T22:00:45Z-
dc.date.available2020-06-30T22:00:45Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.date.submitted2020-06-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/90129-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractNo processo de um projeto de arquitetura podemos considerar três etapas fundamentais: problema, ideia e forma. O desenho, como base fundamental deste processo, surge, muitas vezes, associado a um elemento que é gerado e serve de mote para a conceção do projeto; trata-se de algo simples a partir do qual se desenvolve todo o edifício – um conceito que gera a forma com base numa visão sobre um problema.Entendendo “forma” como o produto final do processo de arquitetura, estando a ela associados outros conceitos como “espaço”, “volume” ou “vazio”, esta Dissertação pretende entender o processo de criação de forma em arquitetura, estabelecendo, à partida, o seu caráter individual para cada arquiteto. Para tal, é feita uma distinção entre observação e análise da forma, tendo ambas, por base, uma visão sobre a forma que é exterior ao processo de criação.Como objeto de estudo escolheu-se o arquiteto Aldo Rossi, desenvolvendo-se o estudo da sua obra teórica e prática numa tentativa de procurar a existência de conceitos transversais aos seus projetos, que se revelam através da análise morfológica de alguns dos seus edifícios, tendo sido escolhidos, para tal, o Cemitério de San Cataldo, a Escola Básica de Fagnano Olona, a Casa de Estudantes de Chieti e a Câmara Municipal de Borgoricco. Importa perceber se é possível considerar esta noção de conceitos transversais ao processo de criação de Aldo Rossi e, existindo, em que consistem. Para tal, propõe-se, como ponto de partida, uma noção de três elementos que compõem formalmente cada obra, designando-os por: torre, plano e volume, e atribuindo a cada um deles uma ideologia conceptual própria cujo reflexo prático poderá variar. A “torre” associa-se ao fenómeno de marcação da presença no lugar; o “plano” relaciona-se com uma intenção de escala humana nos edifícios e na sua relação com o espaço público; e o “volume” está associado à existência de uma função principal do edifício cuja volumetria se destaca da restante composição.por
dc.description.abstractIn the process of an architectural project, we can consider three fundamental steps: problem, idea and form. Drawing, as a fundamental basis of this process, often appears associated with an element that is generated and serves as a motto for the design of the project; it is a simple thing from which the whole building is developed - a concept that generates form based on a vision of a problem.Understanding “form” as the final product of the architecture process, associated with other concepts such as “space”, “volume” or “emptiness”, this Dissertation intends to understand the process of creating form in architecture, establishing, at the outset, its individual character for each architect. To this end, a distinction is made between observation and analysis of the form, both being a view about the form that is external to the creation process.As object of study was chosen the architect Aldo Rossi, developing the study of his theoretical and practical work in attempt to seek the existence of transversal concepts to his projects, which are revealed through the morphological analysis of some of his buildings, choosing for this purpose the Cemetery of San Cataldo, the Basic School of Fagnano Olona, ​​the Student House of Chieti and the Town Hall of Borgoricco. It is important to understand whether it is possible to consider this notion of concepts transversal to the creation process of Aldo Rossi and, if so, what they consist of.To this end, it is proposed, as a starting point, a notion of three elements that formally compose each work, designating them by: tower, plan and volume, and attributing to each of them a specific conceptual ideology whose practical reflection may vary. The “tower” is associated with the phenomenon of marking presence in a place; the “plan” is related to an intention of human scale in buildings and in their relationship with public space; and the “volume” is associated with the existence of a main program of the building whose volume stands out from the rest of the composition.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAldo Rossipor
dc.subjectFormapor
dc.subjectConceitopor
dc.subjectAnalogiapor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectAldo Rossieng
dc.subjectFormeng
dc.subjectConcepteng
dc.subjectAnalogyeng
dc.subjectProcesseng
dc.titleArquitetura como "projeto unitário no tempo" : O estudo da forma na obra de Aldo Rossipor
dc.title.alternativeArchitecture as "unitary project in time" : The study of form in the work of Aldo Rossieng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDARQ - FCTUC-
degois.publication.titleArquitetura como "projeto unitário no tempo" : O estudo da forma na obra de Aldo Rossipor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202490335-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPaixão, Francisco Manuel Carvalho Lima Lopes::0000-0002-6883-7435-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, António José Olaio Correia de-
uc.degree.elementojuriCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
uc.degree.elementojuriFerreira, Jorge Manuel Fernandes Figueira-
uc.contributor.advisorCoelho, Carolina da Graça Cúrdia Lourenço-
uc.contributor.advisorBandeirinha, José António Oliveira-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8823-292X-
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