Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/90078
Title: O efeito das redes sociais das câmaras municipais na criação de confiança no cidadão.
Other Titles: The effect of city council social networks on building trust in the citizen.
Authors: Rodrigues, Tatiana Filipa Paiva Valdágua
Orientador: Augusto, Mário António Gomes
Torres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha
Keywords: Câmara Municipal; Comunicação Online; Confiança Institucional; Facebook; Redes Sociais; Municipal Government; Online Communication; Institutional Trust; Facebook; Social Media
Issue Date: 30-Sep-2019
Serial title, monograph or event: O efeito das redes sociais das câmaras municipais na criação de confiança no cidadão.
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: As redes sociais são uma das formas de comunicação mais utilizadas atualmente entre pessoas. Devido a esse facto as instituições cada vez mais criam o seu espaço online, especialmente nas redes sociais, para chegar ao seu público. É consensual entre autores e especialistas que a comunicação é essencial em qualquer organização para a construção da sua notoriedade e reconhecimento. Também a confiança é vista como um elemento chave para o sucesso de qualquer instituição sendo que ela influencia o envolvimento do público com a instituição assim como a forma como a divulga para o restante público. Nesta dissertação, o objetivo foi estudar o efeito da presença das câmaras municipais na rede social Facebook na criação de confiança do cidadão nessas instituições. Para fazer esta investigação foi criado um modelo conceptual que inclui 6 variáveis e 7 hipóteses de ligação. As variáveis avaliadas no processo de construção de confiança foram a intensidade da utilização das redes sociais, o engagement nas atividades das redes sociais das instituições, a identificação institucional, os incentivos de grupo, a propensão para confiar e o confiar nas instituições. Os dados analisados foram recolhidos através de um questionário online divulgado nas redes sociais, incluindo no Facebook de algumas câmaras municipais que colaboraram nesta etapa da investigação. O método estatístico utilizado para este estudo foi as equações estruturais, que demonstraram que todas as hipóteses levantadas são estatisticamente suportadas. Torna-se, assim, esta dissertação um contributo para a investigação da criação de confiança nas câmaras municipais através das redes sociais, sendo um ponto de partida para futuros estudos com o objetivo de diminuir a lacuna que existe na análise deste tema.
Currently, social media is one of the communication forms more used between people. Because of that, institutions increasingly create their own online space, specially on social media, to reach their audience. It is consensual between authors and specialists that communication is essential in any organization to build their notoriety and recognition. Also, trust is seen as a key element for the success of any institution being that it influences the audience's involvement with the same, just as the way as it releases it for the remaining audience. In this dissertation, the goal was to study the effect of the presence of town halls on social network Facebook in the built of trust of the citizen in these institutions. To do this investigation, it was created a conceptual model that includes 6 variables e 7 connection hypothesis. The variables evaluated in the process of building that trust were the intensity of the use of social network, the engagement in the activity of the institutions social network, the institutional identification, group incentives, a propensity to trust e actually trusting these institutions. The analyzed data was collected through an online questionnaire spread on social media, including Facebooks of some town halls that cooperated in this investigation stage. The statistic method used for this study were the structural equations, who showed that all the hypotheses are statistically supported. This dissertation becomes this way a contribution for the investigation of creating trust in town halls though social media, being a starting point for future studies with the goal of decreasing the gap that exists in the review of this topic.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/90078
Rights: openAccess
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