Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90041
Title: A comunicação no negócio portuário: a importância das trade fairs – o caso do Porto da Figueira da Foz
Other Titles: Communication in the port business: the importance of trade fairs – the case of the Figueira da Foz Port
Authors: Jesus, Laura Branco de
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Keywords: Marketing; Comunicação; Trade fairs; Porto; Marketing; Communication; Trade fairs; Port
Issue Date: 17-Jul-2019
Serial title, monograph or event: A comunicação no negócio portuário: a importância das trade fairs – o caso do Porto da Figueira da Foz
Place of publication or event: Administração do Porto da Figueira da Foz
Abstract: Atualmente o mercado é bastante dinâmico, pois as indústrias estão constantemente a inovar, uma vez que os clientes também estão cada vez mais exigentes. Neste sentido, é preciso que as estratégias das empresas vão ao encontro das necessidades dos clientes. Assim, é importante que as organizações se promovam, entrando em contacto de alguma forma com os atuais e potencias clientes e procurando ter uma oferta inovadora. O marketing é uma ferramenta que cria bastante impacto numa empresa, não devendo por isso ser desprezada. Este envolve uma análise das necessidades do mercado, permitindo entre outras coisas criar a estratégia de comunicação da empresa, de forma a dar a conhecer os seus produtos e/ou serviços. Essa comunicação pode ser realizada de diversos modos, nomeadamente através das trade fairs.Este relatório teve como base o estágio realizado na Administração do Porto da Figueira da Foz. Surgiu sob forma de colmatar algumas falhas de comunicação da empresa. O seu objetivo passou por melhorar o desempenho da comunicação do porto, uma vez que as diversas formas de promoção eram escassas, havendo também informação desatualizada. Neste contexto, o relatório ora apresentado, numa primeira fase realiza uma revisão da literatura que incidiu na definição de marketing, nas diversas formas de comunicação e nas trades fairs. Esta fase serviu de suporte para as tarefas propostas ao longo do estágio, uma vez que se verificou a necessidade de realizar uma pesquisa de eventos onde o Porto da Figueira da Foz pudesse estar presente, para garantir um melhor contacto com atuais e potenciais clientes.Posteriormente é realizada uma pequena apresentação do porto e das suas zonas portuárias, descritas as atividades realizadas ao longo dos cinco meses, e por fim, procedeu-se a uma avaliação critica do trabalho desempenhado e do estágio de forma geral. Assim, o estágio na Administração do Porto da Figueira da Foz permitiu que a unidade de negócio disponha de ferramentas de comunicação atualizadas, podendo estas ser usadas nas trade fairs ou em outros eventos de promoção.
Nowadays, the market is quite dinamic, due to the industries’ constant inovations, as customers’ are incresingly demanding. In this sense, the companies’ strategies need to meet customers’ requirements. Therefore, it is important that organizations promote themselves, by getting in contact, in some way, with current and potential customers and by looking to have an innovative offer. Marketing is a tool which creates a huge impact in a company, therefore it must not be neglected. It envolves an analyses of market’s needs, allowing to create the company’s communication strategy, in order to make their products and/or services known. Such communication can be perfomed in a variety of ways, namely through trade fairs.This report was based on the internship held at the Administration of the Figueira da Foz Port. It arose to bridge some communication failures of the company. Its goal was to improve the communication performance of the port, since the various forms of promotion used in the past were scarce, and there was also outdated information.In this context, the report presented here, in a first phase, reviews the literature focusing on the definition of marketing, in the various forms of communication and in trades fairs. This phase supported the tasks proposed throughout the internship, since it was verified the need to carry out an event search where the Port of Figueira da Foz could be present, to ensure a better contact with current and potential clients.Subsequently, a short presentation of the port and its port areas is carried out, describing the activities carried out over the five months, and finally, a critical evaluation of the work performed and of the internship in general was carried out.Thus, the internship at the Administration of the Figueira da Foz Port allowed the business unit to have up-to-date communication tools, which could be used in trade fairs or other promotional events.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/90041
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_Estagio_Laura Jesus.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

100
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

101
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons