Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90017
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dc.contributor.advisorTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
dc.contributor.authorCorreia, Édi Gonçalo Coutinho da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-29T22:15:21Z-
dc.date.available2020-06-29T22:15:21Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.date.submitted2020-06-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/90017-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO churn é uma das maiores ameaças para qualquer negócio à base de subscrições, sendo que o setor das telecomunicações não é exceção. Por esta razão, é crucial para as operadoras perceberem as razões por detrás do abandono dos seus clientes, no entanto, a literatura não dá muita atenção às intenções de churn. E mais concretamente no contexto nacional, os poucos estudos na área não abordam o churn com base nas opiniões do consumidor.Deste modo, o presente estudo analisa os vários antecedentes das intenções de churn no setor das telecomunicações fixas em Portugal, nomeadamente a qualidade global do serviço, imagem corporativa, satisfação do consumidor e a identificação do consumidor com a marca. Para esta análise foi realizado uma pesquisa quantitativa com base em questionários, no total foram obtidas 235 respostas válidas. Aplicando o modelo de equações estruturais aos dados recolhidos, é possível comprovar que a imagem corporativa e a qualidade global do serviço impactam negativamente as intenções de churn, através do efeito de mediação da satisfação do consumidor e a identificação do consumidor com a marca.O presente estudo é um contributo para a literatura não só no contexto nacional, como na literatura em geral pelo foco nas intenções de churn, demonstrando que especialmente uma boa imagem corporativa e uma alta satisfação do consumidor tem um forte impacto nas intenções de churn. Além disso, é analisado o papel da identificação do consumidor com a marca num contexto que até então este não foi abordado e comprovado o seu impacto nas intenções de churn. E é igualmente demonstrado uma relação entre o tempo de utilização do serviço e a satisfação do consumidor e as intenções de churn. E a influência do círculo pessoal do consumidor na sua satisfação e intenções de churn.por
dc.description.abstractO churn é uma das maiores ameaças para qualquer negócio à base de subscrições, sendo que o setor das telecomunicações não é exceção. Por esta razão, é crucial para as operadoras perceberem as razões por detrás do abandono dos seus clientes, no entanto, a literatura não dá muita atenção às intenções de churn. E mais concretamente no contexto nacional, os poucos estudos na área não abordam o churn com base nas opiniões do consumidor.Deste modo, o presente estudo analisa os vários antecedentes das intenções de churn no setor das telecomunicações fixas em Portugal, nomeadamente a qualidade global do serviço, imagem corporativa, satisfação do consumidor e a identificação do consumidor com a marca. Para esta análise foi realizado uma pesquisa quantitativa com base em questionários, no total foram obtidas 235 respostas válidas. Aplicando o modelo de equações estruturais aos dados recolhidos, é possível comprovar que a imagem corporativa e a qualidade global do serviço impactam negativamente as intenções de churn, através do efeito de mediação da satisfação do consumidor e a identificação do consumidor com a marca.O presente estudo é um contributo para a literatura não só no contexto nacional, como na literatura em geral pelo foco nas intenções de churn, demonstrando que especialmente uma boa imagem corporativa e uma alta satisfação do consumidor tem um forte impacto nas intenções de churn. Além disso, é analisado o papel da identificação do consumidor com a marca num contexto que até então este não foi abordado e comprovado o seu impacto nas intenções de churn. E é igualmente demonstrado uma relação entre o tempo de utilização do serviço e a satisfação do consumidor e as intenções de churn. E a influência do círculo pessoal do consumidor na sua satisfação e intenções de churn.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTelecomunicações Fixaspor
dc.subjectSatisfação do Consumidorpor
dc.subjectIdentificação do Consumidor com a Marcapor
dc.subjectImagem Corporativapor
dc.subjectIntenções de Churnpor
dc.subjectChurn Intentionseng
dc.subjectFixed Telecommunicationseng
dc.subjectCustomer Satisfactioneng
dc.subjectConsumer-Brand Identificationeng
dc.subjectCorporate Imageeng
dc.titleAntecedentes das intenções de churn no setor das telecomunicações fixas em Portugalpor
dc.title.alternativeAntecedents of churn intentions in the fixe telecommunications sector in Portugaleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationPortugal, Coimbra-
degois.publication.titleAntecedentes das intenções de churn no setor das telecomunicações fixas em Portugalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202399370-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCorreia, Édi Gonçalo Coutinho da Silva::0000-0002-5551-6296-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriBairrada, Cristela Maia-
uc.degree.elementojuriCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
uc.degree.elementojuriTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
uc.contributor.advisorTorres, Pedro Marcelo Amado Garcia da Rocha-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7903-0039-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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