Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/90010
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.authorSantos, Ricardo Manuel Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2020-06-29T22:14:29Z-
dc.date.available2020-06-29T22:14:29Z-
dc.date.issued2019-04-12-
dc.date.submitted2020-06-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/90010-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA Prática Pedagógica Supervisionada, ao nível da experiência que nela se adquire e da preparação para o mundo do trabalho que fornece é de importância inquestionável. A nossa sociedade, que exige a formação de cidadãos participativos, críticos e empreendedores, leva ada aluno a construir o seu próprio conhecimento. Assim, o professor deve criar as mais diversificadas e adequadas estratégias para atingir esse objetivo, mantendo uma formação contínua, transversal e atual.Este relatório pretende ser uma síntese das atividades pedagógicas postas em prática e uma reflexão sobre os métodos e instrumentos utilizados. É um relatório direcionado para a disciplina de História, uma vez que o tema – a Batalha de Aljubarrota – relaciona conteúdos programáticos previstos no currículo do 7º ano de escolaridade com a importância das visitas de estudo como estratégia de ensino-aprendizagem.A Batalha de Aljubarrota é um marco da independência portuguesa e, passados 633 anos, continua, como em tudo na História, um foco de discussão entre historiadores. Porém, o ensino português continua a transmitir alguns ‘erros’, ou interpretações, que podem não corresponder à realidade. Em primeiro lugar, o número real de efetivos na batalha pode ter sido exagerado para dar ainda mais glória aos portugueses; em segundo, a suposta tática única utilizada pelos portugueses, a qual foi aperfeiçoada possivelmente por quem a conhecia bem, os ingleses, que a usaram com grande sucesso na Guerra dos Cem Anos. Poucas certezas há também da célebre ‘tática do quadrado’: esta é, provavelmente, fruto da imaginação de Fernão Lopes, algo que se mantém na nossa cultura popular e nos nossos livros escolares.As visitas de estudo são consideradas atividades com importância relevante no processo de ensino-aprendizagem, na medida em que detêm características que se revelam facilitadoras de uma resposta positiva por parte dos alunos. Como estratégia de ensino-aprendizagem, é considerada enriquecedora, por exigir do aluno uma postura ativa, contribuindo assim para uma aprendizagem mais eficiente e centrada na responsabilidade dos intervenientes, constituindo uma mais-valia na lecionação de conteúdos. Estas atividades devem ser cuidadosamente planificadas e estruturadas, para se conseguir uma interligação dos saberes da escola e da comunidade. As suas vantagens são inúmeras. Sem dúvida, os alunos aprendem de forma mais efetiva quando têm oportunidade de visualizar, vivenciar, tocar, sentir, no fundo, viver aquele momento como sendo uma aprendizagem in loco e, por conseguinte, diferenciada.por
dc.description.abstractThe Supervised Pedagogical Practice, in terms of the experience gained in it and the preparation for the world of work it provides, is of unquestionable experience.Our society, which requires the formation of participatory, critical and enterprising citizens, leads each student to build his or her own knowledge. Therefore, the teacher must create the most diversified and adequate strategies to achieve this goal, maintaining a continuous, transversal and current formation.This report is intended to be a summary of the pedagogical activities put into practice and a reflection of the methods and instruments used. It is a report directed to the discipline of History since the theme relates programmatic contents provided in the 7th grade curriculum with the importance of study visits as a teaching-learning strategy.The Battle of Aljubarrota is a landmark of the Portuguese independence, and after 633 years, continues to be, as in everything in history, a focus of discussion among historians. However, the Portuguese education continues to transmit some “errors” or interpretations which may not correspond to reality.First of all, the actual number of troops in the battle may have been exaggerated to give even more glory to the Portuguese people; second of all, the supposed single tactic used by those who knew it well, the English, who used it with great success in the Hundred Years War. There are few certainties of the famous “tactic of the square”: this is probably a result of Fernão Lopes' imagination, something that remains in our popular culture and our school books.The study visits are considered to be activities of relevant importance in the teaching-learning process, as they have characteristics that prove to be a facilitator of a positive response on the student’s part. As a teaching-learning strategy, it is considered to be enriching, since it requires the student to take an active stance, thus contributing to a more efficient learning centered on the responsibility of the participants, an added value in the content teaching. These activities should be carefully planned and structured to achieve an interconnection of school and community knowledge. Its advantages are numerous. Without a doubt, the students learn more effectively when they have the opportunity to visualize, experience, touch, feel and deep down, live that moment as learning in loco and, therefore differentiated.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectBatalha de Aljubarrorapor
dc.subjectEnsino ativo e criativopor
dc.subjectVisitas de estudopor
dc.subjectObservaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectBattle of Aljubarrotaeng
dc.subjectActive and creative learningeng
dc.subjectStudy visitseng
dc.subjectObservationeng
dc.subjectTeaching Learningeng
dc.titleA Batalha de Aljubarrota no Ensino da História. Novas interpretações e abordagens pedagógicas.por
dc.title.alternativeThe Aljubarrota Battle in the teaching of History. New pedagogies interpretations and approaches.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA Batalha de Aljubarrota no Ensino da História. Novas interpretações e abordagens pedagógicas.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202385310-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Ricardo Manuel Rodrigues dos::0000-0002-9097-4313-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriMonteiro, João Manuel Filipe Gouveia-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RicardoSantos_Versãofinal.pdf8.9 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

282
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

433
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons