Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/89980
Title: Fatores Determinantes da Intenção de Compra de Alimentos Funcionais
Other Titles: Determinant Factors of Purchase Intention of Functional Foods
Authors: Varandas, Marta Beatriz Gama de Figueiredo
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: Alimentos funcionais; Brand Equity; Literacia Nutricional; Influência Digital; Passa-a-palavra; Functional foods; Bran Equity; Food Literacy; Digital Influence; Word of mouth
Issue Date: 25-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Fatores Determinantes da Intenção de Compra de Alimentos Funcionais
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O aumento pela preocupação do bem-estar físico e psicológico deu origem a que os consumidores da atualidade se preocupassem mais com o seu estilo de vida, nomeadamente com o que comem e com o nível de atividade física que praticam. Neste sentido, as empresas estão cada vez mais dispostas a produzir bens que vão de encontro às necessidades dos consumidores e, assim, os alimentos funcionais surgiram para ajudar quem se preocupa com a sua alimentação e, consequentemente, com a sua saúde. Atualmente, é cada vez mais importante a inclusão de alimentos funcionais na nossa dieta e, por isso, o presente trabalho de pesquisa visa esclarecer o que poderão ser os principais fatores determinantes para a intenção de compra de alimentos funcionais. Foram selecionados diversos artigos científicos para melhor aprofundar os conceitos relacionados com este tema, nomeadamente o que é a literacia nutricional, o brand equity, a influência digital, a perceção de risco e o passa-a-palavra. Para detetar os possíveis variáveis foi realizada em primeiro lugar, uma vasta pesquisa qualitativa sobre a definição deste tipo de alimentos e os possíveis determinantes que potencializam a compra deste tipo de produtos. De seguida, e após a seleção das variáveis a estudar, foi realizado um questionário disponibilizado online para obter a opinião dos inquiridos acerca dos diversos fatores selecionados. Foram obtidas 355 respostas, das quais 306 referem-se a indivíduos que compraram alimentos funcionais nos últimos 60 dias e as restantes 49 são de indivíduos que não o tinham feito. De seguida, foi realizada a análise dos dados com o auxílio de técnicas específicas de análise estatística. As conclusões permitem informar o leitor acerca do comportamento do consumidor em relação à compra de alimentos funcionais. A pesquisa indica ainda que existe uma relação positiva entre a consciência de alimentos funcionais, a influência digital, a literacia nutrional, a perceção de risco, o brand equity, o passa-a-palavra e a intenção de compra. É expectável que o presente trabalho de investigação contribua para um melhor conhecimento do comportamento do consumidor, nomeadamente a intenção de compra de alimentos funcionais.
The concern for physical and psychological well-being is increasing and it has led today's consumers to care more about their lifestyle, particularly what they eat and the level of physical activity they practice. In this sense, companies are increasingly willing to produce goods that satisfies the needs of consumers and, thus, functional foods have emerged to help those who care about their diet and, consequently, their health. Currently, the importance of functional foods in our diet is increasing and, therefore, this dissertation aims to clarify what may be the main determining factors for the intention to purchase functional foods. Several scientific articles were selected to better understand the concepts related to this theme, namely nutritional literacy, brand equity, digital influence, risk perception and word of mouth. In order to detect the possible determinants of the purchase intention of functional foods, a large research was carried out on the definition of this type of foods and the possible determinants that will make people to purchase this type of products. Then, and after selecting the variables to study, a questionnaire was made online to obtain the opinion of respondents about the various factors selected. There were 355 responses obtained, of which 306 individuals purchased functional foods in the last 60 days and the remaining 49 had not. Then, data analysis was performed through specific statistical analysis techniques. The conclusions allow the reader to be informed about consumer behavior regarding the purchase of functional foods. The research also indicates that there is a positive relationship between functional food awareness, digital influence, nutritional literacy, risk perception, brand equity, word of mouth and purchase intention. This research is expected to contribute to a better understanding of consumer behavior, including the intention to buy functional foods.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/89980
Rights: closedAccess
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