Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89958
Title: O Impacto Social da IPN-Incubadora - Um estudo de caso
Other Titles: The Social Impact of the IPN-Incubadora - A case study
Authors: Moura, Gustavo Rezende
Orientador: Carvalho, Fernando Manuel Pereira Oliveira
Keywords: SROI; Incubadoras de empresas; Empreendedorismo; Impacto social; SROI; Business incubators; Entrepreneurship; Social impact
Issue Date: 24-Sep-2019
Serial title, monograph or event: O Impacto Social da IPN-Incubadora - Um estudo de caso
Place of publication or event: Coimbra, Portugal.
Abstract: O empreendedorismo é uma parte importante da economia de qualquer país. Uma incubadora de empresas ajuda empreendedores selecionados no desafio de abrir uma empresa, normalmente com subsídio do governo ou de alguma parte interessada, para garantir a sustentabilidade da incubadora. O objetivo deste estudo de caso é compreender e medir o impacto social da IPN-Incubadora. Para tal, uma pesquisa qualitativa e quantitativa foi realizada junto à incubadora e a 26 empresas incubadas, para além do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). A IPN-Incubadora e, consequentemente, suas empresas incubadas foram o caso deste estudo de caso, sendo esta incubadora de empresas uma conhecida referência mundial e uma importante organização associada à Universidade de Coimbra. O impacto social foi compreendido qualitativamente resultando em um conjunto de benefícios para o governo e para a sociedade, sendo alguns destes benefícios presentes e outros ausentes na literatura revisada. O conjunto de benefícios que resultaram da pesquisa foram classificados em dois eixos: vinculados ou não à atividade específica da empresa incubada, e exercendo um impacto local ou nacional. A medição do impacto social obteve o índice Social Return Over Investment (SROI) de 2,8802, utilizando a ferramenta do balanço fiscal. Um índice SROI de 2,8802 pode ser traduzido como: para cada 1,00 Euro investido pelo governo, nesta incubadora de empresas, recebe 1,88 Euros a mais de retorno através de impostos e contribuições da incubadora e das suas empresas incubadas.
Entrepreneurship is an important component of any global economy. A business incubator supports selected entrepreneurs on the challenge of opening a business, usually subsidized by the government or by a stakeholder, in order to assure the sustainability of the incubator. The purpose of this research is to comprehend and measure the social impact of the IPN-Incubadora. For such purpose, a qualitative and quantitative research was performed in this incubator and in the 26 incubated companies, in addition to the Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). The IPN-Incubadora and, consequently, its incubated companies were used as the case study for this research, being this business incubator a worldwide reference and an important organization associated with the Universidade de Coimbra. The social impact was qualitatively comprehended resulting in a series of benefits to the government and to the society, being some of these benefits present and others missing in the reviewed literature. The series of benefits resulting from the research were assorted in two guidelines: related to the incubatee business or not, and with a local or national impact. The measurement of the social impact scored a 2,8802 Social Return On Investment (SROI) index, using the social balance method. An SROI index of 2,8802 can be translated as: for every 1,00 Euro invested by the government, in this business incubator, it receives an additional amount of 1,88 Euros through the incubator’s and the incubatees’ taxes and contributions.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/89958
Rights: openAccess
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