Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89892
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dc.contributor.advisorGonçalves, José Fernando de Castro-
dc.contributor.authorCosta, Renato Carlos Teixeira-
dc.date.accessioned2020-06-29T22:06:52Z-
dc.date.available2020-06-29T22:06:52Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.date.submitted2020-06-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89892-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA presente dissertação visa refletir sobre o contributo do cinema no processo de pensar e criar arquitetura. Explora-se a capacidade que o cinema tem de nos confrontar sensorialmente com novos espaços por via das suas imagens em movimento e, na sequência deste confronto, a forma como a mente humana processa e arquiva estes espaços no interior do seu sistema cognitivo. É feita uma análise que compara a apreensão visual do espaço que nos chega por via do cinema com a perceção terrena resultante do contacto direto com o espaço, buscando-se assim, relacionar a viagem com o ato de ver cinema.Como forma de viabilizar esta premissa, a investigação desdobra-se sobre dois casos representativos como os filmes Alice nas Cidades de Wim Wenders e Blow-up de Michelangelo Antonioni.Nesta perspetiva, o tema é analisado no sentido de compreender de que forma este arquivo de memórias se revela útil no momento em que ao arquiteto, no exercício da sua profissão, lhe é pedido para idealizar um espaço.Numa segunda fase, a pesquisa assenta-se na tentativa de relacionar o pensamento cinematográfico ao pensamento em arquitetura. Embora o objeto da arquitetura seja estático, o seu entendimento surge-nos com base na movimentação do corpo no espaço, e é neste processo, em que um espaço se vai compreendendo ao longo de um percurso, que se dá o encontro entre a promenade architecturale e a montagem cinematográfica. A acrópole de Atenas utilizada aqui como exemplo por ser alvo de análise tanto por parte de Eisenstein como por parte de Le Corbusier, que encontram num percurso a explicação para a sua aparente desorganização em planta.por
dc.description.abstractThe following master thesis reflects on the contribution of cinema as a way of thinking and creating architecture. It explores its ability to sensorial confront us with new spaces through moving images and the way the human mind processes and archives these spaces within our cognitive system.This work consists in an analysis that compares visual apprehension of space through the cinema with living space that comes from the real experience of the site, seeking to relate travelling with the experience of watching a movie. To achieve what is proposed, we can divide this investigation whit two representative movies, Alice in the Cities directed by Wim Wenders and Blow-up directed by Michelangelo Antonioni.In this perspective, the subject is analysed in order to understand how this archive of memories proves itself useful when the architect is asked to idealize an ambience. The second part of this work aims to relate the cinematographic with the architectural thoughts. Although the workpiece is static, its comprehension arises from the moving body in space, through the course of this process, the perception of the space develops within the path. Which gives the encounter between the promenade architecturale and cinematographic montage. The Athens Acropolis it’s used as a case of study by Eisenstein as well as by Le Corbusier, that find the explanation with the path, for the ground plan’s apparent disorganization.Key-words: Architecture, Cinema, Memory, Promenade Architecturale, Montage.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectPromenade architecturalepor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectArchitectureeng
dc.subjectCinemaeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectPromenade architecturaleeng
dc.subjectMontageeng
dc.titleARQUITETURA, CINEMA E VIAGEM:Influências do Espaço Cinematográfico no Processo de Pensar Arquiteturapor
dc.title.alternativeARCHITECTURE, CINEMA and TRAVEL: Influences of the Cinematographic Space in the Architectural Thoughtseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleARQUITETURA, CINEMA E VIAGEM:Influências do Espaço Cinematográfico no Processo de Pensar Arquiteturapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202381501-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Renato Carlos Teixeira::0000-0001-8545-034X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, António José Olaio Correia de-
uc.degree.elementojuriGonçalves, José Fernando de Castro-
uc.degree.elementojuriUrbano, Luis Filipe Dordio Martinho Almeida-
uc.contributor.advisorGonçalves, José Fernando de Castro-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2927-7105-
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