Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89882
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dc.contributor.advisorAlmeida, Arminda Maria Marques-
dc.contributor.authorMartins, Pedro Miguel Loureiro Almeida-
dc.date.accessioned2020-06-29T22:06:46Z-
dc.date.available2020-06-29T22:06:46Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2020-06-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89882-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractOs pavimentos rodoviários são sujeitos a solicitações externas, que, durante o decorrer da sua vida útil, contribuem gradualmente para a redução da sua qualidade. Entre elas, destacam-se o tráfego e as temperaturas elevadas, que atuam como fator importante no aparecimento e evolução de patologias tais como deformações permanentes e fendilhamento. Com a crescente exigência em relação ao desempenho e durabilidade das infraestruturas de transporte, aliada à necessidade de utilizar materiais mais sustentáveis e económicos, desenvolveram-se estudos de integração de materiais de origem reciclada nas misturas betuminosas, nomeadamente de composição plástica.A presente dissertação analisa o desempenho de misturas betuminosas a quente com a inclusão de resíduos de Polietileno de Baixa Densidade (PEBD). Os fragmentos de PEBD são inseridos diretamente durante o processo da mistura, via seca. Posteriormente é estudado o desempenho à deformação permanente de amostras produzidas por diferentes métodos de compactação – compactação de rolos e compactação giratória – através de um ensaio fundamental, ensaio de compressão uniaxial cíclico, que oferece uma mais detalhada caracterização das misturas em estudo.Os diferentes métodos de compactação resultam em amostras com comportamentos distintos à deformação permanente, apesar das propriedades volumétricas serem semelhantes. Independentemente do modo de compactação analisado, a inserção de resíduos plásticos reciclados resultou num acréscimo da resistência à deformação permanente da mistura, comparativamente à mistura não aditivada.por
dc.description.abstractRoad pavements are subjected to external actions, which, during its lifetime, contribute gradually to the degradation of its main qualities. Traffic and high temperatures stand out as the main factors in the emergence and development of pavement distresses such as permanent deformation and surface cracking. With the increasing demand regarding the performance and durability conditions of asphalt pavements, paired with a necessity to employ sustainable and economical materials, researches were developed in order to study the addition of recycled substances, namely plastic waste, to bituminous mixtures.The current dissertation analyses the performance of hot mix asphalt with the inclusion of Low-Density Polyethylene (LDPE). The LDPE fragments are inserted directly into the mixture, a process designated dry method. Afterwards, mixtures are subjected to different compaction methods – roller compaction and gyratory compaction – and their resistance to permanent deformation evaluated through a fundamental based laboratory test, uniaxial cyclic compression test, which allows for a highly detailed characterization of the material.The various compaction methods result in samples that show distinctive resistance to permanent deformation, although volumetric properties are nearly identical. Regardless of the compaction method used, the incorporation of plastic waste (PEBD) allowed for an increase in the performance regarding permanent deformation, in relation to the non-modified asphalt mixture.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectMistura Betuminosa a Quentepor
dc.subjectPolietileno de baixa densidadepor
dc.subjectDeformação permanentepor
dc.subjectEnsaio de compressão uniaxial cíclicopor
dc.subjectCompactação giratóriapor
dc.subjectHot mix asphalteng
dc.subjectLow-density polyethyleneeng
dc.subjectPermanent deformationeng
dc.subjectUniaxial cyclic compression testeng
dc.subjectGyratory compactioneng
dc.titleAvaliação da Deformação Permanente de Misturas Betuminosas Incorporadas com Resíduos Plásticos através de Ensaios Fundamentaispor
dc.title.alternativePermanent Deformation Evaluation of Bituminous Mixtures Incorporated with Plastic Waste using Fundamental Based Laboratorial Testseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAvaliação da Deformação Permanente de Misturas Betuminosas Incorporadas com Resíduos Plásticos através de Ensaios Fundamentaispor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202381544-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, Pedro Miguel Loureiro Almeida::0000-0002-1970-6498-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriBranco, Fernando José Forte Garrido-
uc.degree.elementojuriFerreira, Adelino Jorge Lopes-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Arminda Maria Marques-
uc.contributor.advisorAlmeida, Arminda Maria Marques-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
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