Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/89765
Title: Otimismo/ Pessimismo e Sono: Papel da Regulação Emocional Cognitiva e da Perturbação Psicológica
Other Titles: Optimism/ Pessimism and Sleep: The role of Cognitive Emotion Regulation and Psychological Distress
Authors: Afonso, Boaventura Rodrigo Constantino Rodrigues de Ornelas
Orientador: Santos, António João Ferreira de Macedo e
Soares, Maria João de Castro
Keywords: OTIMISMO; PESSIMISMO; SONO; PERTURBAÇÃO PSICOLÓGICA; REGULAÇÃO EMOCIONAL COGNITIVA; OPTIMISM; PESSIMISM; SLEEP; PSYCHOLOGICAL DISORDER; COGNITIVE EMOTION REGULATION
Issue Date: 10-Jan-2019
Serial title, monograph or event: Otimismo/ Pessimismo e Sono: Papel da Regulação Emocional Cognitiva e da Perturbação Psicológica
Place of publication or event: Instituto de Psicologia Médica, Universidade de Coimbra, Portugal
Abstract: Introdução: Os traços otimismo e pessimismo associam-se, respetivamente, a estratégias de coping / regulação emocional cognitiva mais ou menos adaptativas. É também conhecido que estas disposições da personalidade estão relacionadas com a perturbação psicológica e influenciam os hábitos de sono.Objetivos: Analisar: (1) se o otimismo / pessimismo, a regulação emocional cognitiva (REC) e a perturbação psicológica são correlatos das dificuldades do sono; (2) explorar o papel da REC negativa (M1) e da perturbação psicológica (M2) como mediadores da relação entre o pessimismo (X) e o sono (Y), controlando o efeito da REC positiva como covariável; (3) explorar o papel da REC positiva (M1) e da perturbação psicológica (M2) como mediadores da relação entre o otimismo (X) e o sono (Y), controlando o efeito da regulação emocional negativa como covariável.Métodos: 253 estudantes universitários (77,9% mulheres), com idades entre 18-25 anos, preencheram a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse-21, a Escala Otimismo-Pessimismo-2 e o Questionário de Regulação Emocional Cognitiva. As dificuldades de sono durante o último mês foram avaliadas com três questões sobre o inicío (DIS), manutenção do sono (DMS) e sono terminal (DTS), sendo o índice de dificuldades de sono (IDS) resultante da soma das pontuações dos três itens. Resultados: 10,3% dos alunos pontuaram um desvio padrão ou mais acima da média no IDS. O Otimismo, a REC positiva e a dimensão reavaliação positiva e planeamento (inversamente), o Pessimismo, a perturbação psicológica e a REC negativa (positivamente) foram correlatos significativos das dificuldades do sono. O pessimismo foi um fator de vulnerabilidade para as dificuldades do sono, sendo o seu efeito indireto mediado pelos mecanismos de REC não adaptativos e pelo aumento da perturbação psicológica. O otimismo teve um efeito protetor das dificuldades do sono através de estratégias de REC adaptativas (reavaliação positiva e planeamento) e da diminuição da perturbação psicológica. Um outro processo indireto pelo qual o pessimismo / otimismo se relacionaram com as dificuldades do sono foi via aumento/diminuição da perturbação psicológica Conclusão: A regulação emocional cognitiva e a perturbação psicológica têm um papel importante na relação do otimismo/pessimismo com as dificuldades do sono. O papel da Perturbação Psicológica é central, pois faz parte de todos os processos de mediação.A regulação emocional cognitiva negativa e positiva têm ambas um impacto na perturbação psicológica. Estes achados podem ter implicações clínicas e aplicações terapêuticas.
Introduction: Optimism and pessimism traits are associated, respectively, with more or less adaptive cognitive emotional coping strategies. It is also known that these dispositions of the personality are related to psychological disorder and influence sleep habits.Objectives: To analyze: (1) whether optimism / pessimism, cognitive emotion regulation (CER) and psychological disorder are correlates of sleep difficulties; (2) to explore the role of negative CER (M1) and psychological disorder (M2) as mediators of the relationship between pessimism (X) and sleep (Y), controlling the effect of positive CER as a covariate; (3) to explore the role of positive CER (M1) and psychological disorder (M2) as mediators of the relationship between optimism (X) and sleep (Y), controlling negative CER as a covariate.Methods: 253 university students (77,9% women), aged 18-25 years, completed the Depression Anxiety and Stress Scale-21, the Optimism-Pessimism-2 Scale, and the Cognitive Emotional Regulation Questionnaire. Sleep difficulties during the last month were evaluated with three questions about the onset of sleep (DIS), sleep maintenance (DMS) and terminal sleep (DTS). A sleep difficulties index (SDI) was obtained from the sum of the scores of the three items.Results: 10,3% of the students scored a standard deviation or more above the SDI average. Optimism, positive CER and the dimension positive reappraisal and planning (inversely), Pessimism, psychological disorder, negative CER (positively) were significant correlates of sleep difficulties. Pessimism was a vulnerability factor for sleep difficulties, with its indirect effect mediated by non-adaptive CER and increased psychological disorder. Optimism had a protective effect on sleep difficulties through adaptive CER strategies (positive reappraisal and planning) and the reduction of psychological distress. Another indirect process by which pessimism / optimism related to sleep difficulties was via increased / decreased psychological disorder.Conclusion: Cognitive emotion regulation and psychological disorder play an important role in the relationship between optimism / pessimism and sleep difficulties. The role of Psychological Disorder is central, as it is part of all mediation processes. Negative and positive cognitive emotion regulation both have an impact on psychological disorder. These findings may have clinical implications and therapeutic applications.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: http://hdl.handle.net/10316/89765
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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