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Title: O Impacto do Envolvimento do Consumidor com o Facebook na Atitude Face à Marca, Apego à Marca e Compras Impulsivas
Other Titles: The Impact of Consumer Involvement with Facebook on Brand Attitude, Brand Attachment and Impulsive Buying
Authors: Lima, Bernardo José Pereira de
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Envolvimento do consumidor; Facebook; Atitude face à marca; Apego à marca; Compras impulsivas; Consumer involvement; Facebook; Brand Attitude; Brand Attachment; Impulsive buy
Issue Date: 24-Sep-2019
Serial title, monograph or event: O Impacto do Envolvimento do Consumidor com o Facebook na Atitude Face à Marca, Apego à Marca e Compras Impulsivas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Propósito: Este estudo tem como objetivo analisar o uso do Facebook como uma ferramenta valiosa para as marcas tendo como porto de partida o envolvimento do consumidor e o seu impacto, levando em consideração a relação entre a comunicação de mídia social criada pelos usuários e pelas empresas, face às compras impulsivas e também assimilar as relações entre a atitude face à marca e às compras online ao apego à marca, a lealdade à marca e a intenção de compra.Metodologia: A dissertação é baseada em dados transversais coletados por meio de um questionário estruturado, com 202 respostas ativas, e utilizando diversos métodos de análise estatística para testar as hipóteses propostas.Descobertas: O estudo reforça a importância do Facebook para questões de negócios principalmente porque liga a comunicação feita pela empresa a compras online e a comunicação por parte dos usuários com a atitude face à marca. Nesta dissertação, fica espelhado o fato da atitude face à marca se encontrar ligada a lealdade, apego, intenção de compra e compras impulsivas.Limitações da pesquisa: Uma das limitações deste estudo é o facto de não fazer parte nenhuma marca ou indústria específica durante a investigação. Isto é relevante dado que o algoritmo do Facebook apresenta postagens das quais os usuários não têm controlo. Para este estudo escolheu-se uma amostra não probabilística de conveniência para além de que tal amostra não permite assegurar que seja representativa de toda a população.Implicações práticas: Esta investigação evidencia a importância que a rede social Facebook tem para os negócios. Não só é um lugar de comunicação entre cliente e vendedor como é o local ideal para criar uma estratégia de atitude face à marca que trará resultados em termos de compras, apego e lealdade à marca.Originalidade: Este estudo tem como propósito preencher lacunas existentes no estudo do envolvimento do consumidor na rede social Facebook tendo como foco principal a atitude face à marca, apego à marca e compras impulsivas.
Purpose: This study aims to analyse the use of Facebook as a valuable tool for brands having as a starting point the involvement of the consumer and its impact, taking into consideration the relationship between social media communication created by users and companies, in the face of impulsive purchases and also to assimilate the relationship between the brand attitude and towards online shopping to the brand attachment, brand loyalty and purchase intention.Design/methodology/approach: The dissertation is based on cross-sectional data collected through a structured questionnaire with 210 answers, and using various methods of statistical analysis to test the hypotheses proposed.Findings: The study reinforces the importance of Facebook to businesses, primarily becauseit links the company's communication to online shopping and communication by users with brand attitude. In this dissertation, it comes to light that the attitude of the brand is linked to loyalty, attachment, intention to buy and impulsive purchases.Research limitations/implications: One of the limitations of this study is that no particular brand or industry is part of the research. This is relevant since the Facebook algorithm control over what users see. For this study a non-probabilistic convenience sample was chosen, in addition to that, this sample may not be representative of the entire population.Practical implications: This research highlights the importance that Facebook has for business. Not only is it a platform for communication between customer and seller as it is the ideal place to create a brand attitude strategy that will bring results in terms of shopping, attachment and brand loyalty.Originality/value: This study aims to fill gaps in the study of consumer involvement in the social network Facebook, focusing mainly on attitude towards the brand, attachment to the brand and impulsive buying.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/89760
Rights: openAccess
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