Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/89521
Title: Enriquecimento de Corpus de PEAPLP2- Timor: recolha, transcrição e disponibilização de dados
Other Titles: Enrichement of PEAPL2- Timor: collection, transcription and availability of data
Authors: Melo, Delmina Marinha
Orientador: Pereira, Maria Isabel Pires
Keywords: Português de Timor-Leste (PTL); Português Língua Segunda (PLS); Variedade não nativa (VNN); corpus de aprendentes; Produção escrita; Portuguese of Timor-Leste (PTL); Portuguese second language (PSL); Non-native variety (NNV); Corpus of learners; Written productions
Issue Date: 1-Jul-2019
Serial title, monograph or event: Enriquecimento de Corpus de PEAPLP2- Timor: recolha, transcrição e disponibilização de dados
Place of publication or event: Timor-Leste
Abstract: O presente trabalho consiste em disponibilizar produções escritas de falantes timorenses de português língua segunda (PLS) na plataforma online TEITOK (Janssen, 2014), contribuindo para o enriquecimento do Corpus de Produções Escritas de Aprendentes do Português L2 (PEAPL2) - Timor. Este acervo, formado por dados autênticos, pode constituir uma base empírica para estudos de natureza diversa, nomeadamente sobre a aquisição e aprendizagem do português língua segunda no contexto timorense e sobre a variedade não nativa do português (VNNP) em formação – o português de Timor-Leste (PTL). O trabalho de recolha e de tratamento de dados realizado no âmbito do presente projeto resultou num corpus de 90 textos escritos produzidos por 90 estudantes que frequentavam 3 níveis de escolaridade diferentes no sistema de ensino timorense: 30 textos redigidos por informantes do 9º ano do ensino básico, 30 textos elaborados por informantes do 12º ano do ensino secundário e 30 textos escritos por informantes do ensino superior. Todos os textos recolhidos foram produzidos a partir de um de 5 estímulos facultados aos informantes. A partir do preenchimento de um questionário, foi ainda possível recolher informações relativas não só ao perfil sociolinguístico de cada um dos informantes, como também à autoavaliação do seu nível de desempenho em Língua Portuguesa. Os textos por nós recolhidos, em finais de 2017, em Díli, foram transcritos, codificados e disponibilizados na plataforma TEITOK, de acordo com os protocolos estabelecidos para o projeto Corpus PEAPL2-Timor (Shanna, 2017). Seguimos as convenções de Leiria (2006) como modelo de transcrição, tendo-as convertido em formato html, para a visualização na plataforma TEITOK.
This project makes available texts written by Timorese who speak Portuguese as a second language (PSL), on the online platform TEITOK (Janssen, 2014), thus contributing to the enrichment of the Corpus of Written Texts by Learners of Portuguese as a Second Language (PEAPL2) – Timor. This corpus, comprising authentic data, can constitute an empirical basis for various types of studies, namely on the acquisition and learning of Portuguese as a second language within the Timorese context and on the emerging non-native variety of Portuguese (NNVP) –Eastern Timorese Portuguese (TLP).The work undertaken for the collection and treatment of data within the scope of this project resulted in a Corpus of 90 written texts produced by 90 students that attend three different learning levels within the Timorese educational system: 30 texts written by 9th grade primary education informants, 30 texts written by 12th grade secondary education informants and 30 texts written by higher education informants. All the collected texts were elicited through one of 5 stimuli provided to the informants. Information regarding the sociolinguistic profile of each informant and a self-assessment of level of proficiency in Portuguese were also collected.The texts collected in Díli, at the end of 2017, were transcribed, coded and made available in the TEITOK platform, in accordance with the protocols established for the PEAPL2-Timor Corpus Project (Shanna, 2017). Transcription conventions established by Leiria (2006) were followed, and converted into the HTML format compatible with the TEITOK platform.
Description: Trabalho de Projeto do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/89521
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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