Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89515
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCardoso, Alberto-
dc.contributor.authorRasteiro, Maria Graça-
dc.contributor.authorGomes, Rita-
dc.contributor.authorSantos, Tiago José Miranda-
dc.date.accessioned2020-06-17T18:22:53Z-
dc.date.available2020-06-17T18:22:53Z-
dc.date.issued2013-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89515-
dc.description.abstractEste trabalho pretende ilustrar o uso do vídeo interactivo como ferramenta para o desenvolvimento de conteúdos multimédia para aprendizagem à distância. O conceito de hipermédia possibilita o desenvolvimento de conteúdos multimédia interactivos não-lineares, que podem ser usados como ferramentas pedagógicas, permitindo a descoberta de conhecimento através de uma abordagem construtiva e pedagógica. A hipermédia pode incluir diversos tipos de conteúdos multimédia como vídeo interactivo, texto, imagens, áudio, animações ou gráficos, que podem ser combinados entre si. Neste trabalho são apresentados dois exemplos da utilização do vídeo interactivo como ferramenta de desenvolvimento de módulos para cursos de aprendizagem à distância, sobre "Caracterização de Nanopartículas" e sobre o “Movimento Pendular”. Estes módulos são essencialmente baseados em conteúdos de hipermédia e podem ser utilizados tanto no formato de e-learning como de b-learning. A opção pelo uso do vídeo interactivo possibilita que o utilizador (aluno ou formando) escolha a sua própria estratégia de aprendizagem, já que o vídeo é preparado para promover a interacção com o utilizador. Esta característica é particularmente importante na criação de conteúdos para cursos de aprendizagem à distância, quer no contexto da educação (no ensino secundário ou superior, nomeadamente em engenharia), quer na formação ao longo da vida, em que os utilizadores já podem estar no mercado de trabalho. (1) (PDF) Uso de vídeo interactivo na educação e na formação. Available from: https://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacao [accessed Jun 17 2020].pt
dc.description.sponsorshipFundação Calouste Gulbenkianpt
dc.language.isoporpt
dc.publisherSociedade Portuguesa para a Educação em Engenhariapt
dc.relationFundação Calouste Gulbenkianpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectvídeo interactivo; aprendizagem à distância; experimentação online; b-/e-learning; ferramentas multimédiapt
dc.titleUso de vídeo interactivo na educação e na formaçãopt
dc.typearticlept
degois.publication.locationPortopt
degois.publication.title1ª Conferência da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia (CISPEE)pt
dc.relation.publisherversionhttps://www.researchgate.net/publication/282334703_Uso_de_video_interactivo_na_educacao_e_na_formacaopt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2013-11-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCIEPQPF – Chemical Process Engineering and Forest Products Research Centre-
crisitem.author.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.orcid0000-0003-1824-1075-
crisitem.author.orcid0000-0001-6084-4553-
crisitem.author.orcid0000-0001-9983-0490-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Artigos em Livros de Actas
Show simple item record

Page view(s)

193
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons