Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89156
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.date.accessioned2020-04-06T17:51:57Z-
dc.date.available2020-04-06T17:51:57Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1646-2335pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89156-
dc.description.abstractEste estudo se insere na linha de pesquisa “Aportes da Psicologia Social à compreensão de problemas sociais”, desenvolvido no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) junto ao Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Idade (NEGRI). Para tanto sua organização consiste em duas partes: a primeira refere-se aos estudos do NEGRI no contexto sócio histórico buscando compreender os eixos de desigualdades de “raça” no contexto da educação brasileira; já a segunda sessão dedica-se à teoria sobre relações raciais no Brasil de autores contemporâneos que são utilizadas como aportes teóricos junto ao NEGRI, bem como um breve relato sobre o campo metodológico, a hermenêutica de profundidade (HP), definida por John B. Thompson (2011). Nossas considerações frente aos estudos apresentados do NEGRI buscaram compreender os eixos de desigualdades de “raça” no contexto da educação, os quais permitiram sustentar uma perspectiva de análise crítica e política para o campo de estudos das relações raciais, com o propósito de descrever e interpretar a operação do racismo estrutural e simbólico na produção e sustentação de desigualdades sociais brasileiras.pt
dc.description.abstractThis study is part of the research line "Contributions of Social Psychology to the understanding of social problems", developed in the Program of Postgraduate Studies in Social Psychology of the Pontifical Catholic University of São Paulo (PUC-SP) with the Nucleus of Gender Studies, Race and Age (NEGRI). For this, its organization consists of two parts: the first refers to the studies of the NEGRI in the socio-historical context seeking to understand the axes of inequalities of "race" in the context of Brazilian education; The second session is devoted to the theory of racial relations in Brazil by contemporary authors who are used as theoretical contributions to the NEGRI, as well as a brief report on the methodological field, depth hermeneutics (HP) defined by John B. Thompson (2011). Our considerations regarding the studies presented by NEGRI sought to understand the axes of inequalities of "race" in the context of education, which allowed to sustain a perspective of critical and political analysis for the field of studies of racial relations, with the purpose of describing and interpreting The operation of structural and symbolic racism in the production and sustainability of Brazilian social inequalities.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectRelações raciaispt
dc.subjectPsicologia Socialpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectDesigualdades sociaispt
dc.subjectAções Afirmativaspt
dc.subjectRace relationspt
dc.subjectSocial Psychologypt
dc.subjectEducationpt
dc.subjectSocial differencespt
dc.subjectAffirmative Actionspt
dc.titleAportes da Psicologia Social: desigualdades sociais no contexto da educação brasileirapt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage102pt
degois.publication.lastPage118pt
degois.publication.issue45pt
degois.publication.locationSantarémpt
degois.publication.titleInteracçõespt
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/6555pt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume13pt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aportes da Psicologia Social.pdf784.64 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

225
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

296
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.