Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/89149
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Marcos Antonio Batista da-
dc.date.accessioned2020-04-06T14:21:46Z-
dc.date.available2020-04-06T14:21:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2594-7990pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/89149-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo discutir a percepção do adolescente do ensino médio da escola pública sobre o processo de inserção no mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea existe uma crise de valores e ao mesmo tempo uma transformação que repercute na forma do jovem ingressar no mundo do trabalho. O trabalho é considerado pelos clássicos da sociologia e por educadores como vital para o desenvolvimento da sociedade e do sujeito. Neste contexto perguntamos para os jovens o que significa ser jovem e qual o significado do trabalho, bem como as suas expectativas para ingressar neste mundo. Para coletar as informações utilizamos questionários e a técnica de grupo focal, além da nossa vivência com esta temática.pt
dc.description.abstractThis article aims to discuss the adolescents’ perceptions of public high school on the process of entering the labor market. In contemporary society there is a crisis of values and at the same time a transformation that affects the way the young are entering the world of work. The work is considered by the classics of sociology and educators as vital to the development of society and the individual. In this context we asked young people what it means to be young and what the meaning of work, as well as their expectations in joining this world. To collect the information we used questionnaires and focus groups, as well as our experience with this topic.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAdolescênciapt
dc.subjectMundo do trabalhopt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectAdolescencept
dc.subjectWorld of Workpt
dc.subjectSocializationpt
dc.subjectSchoolpt
dc.titleAdolescência e as transições da escola para o trabalho: um processo de inclusão e exclusãopt
dc.title.alternativeAdolescence and transitions from school to work: a process of inclusion and exclusionpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage16pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.locationCampina Grandept
degois.publication.titleEducação Inclusiva - REINpt
dc.relation.publisherversionhttp://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/REIN/article/view/56pt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume2pt
dc.date.embargo2018-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2701-0316-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Adolescencia e as transicoes da escola para o trabalho.pdf295.94 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.