Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88862
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, José Pedro-
dc.contributor.authorEstanque, Elísio-
dc.contributor.authorMineiro, João-
dc.contributor.authorSebastião, João-
dc.contributor.authorLopes, João Teixeira-
dc.date.accessioned2020-02-17T10:53:33Z-
dc.date.available2020-02-17T10:53:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn0003-2573pt
dc.identifier.issn2182-2999pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/88862-
dc.description.abstractA praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino superior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antiguidade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os mecanismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder.pt
dc.description.abstractIn the context of Portuguese higher education, hazing consists of a set of initiation rituals in which a vast number of students participate in. It involves the exertion of power by senior students over newcomers, in an asymmetric logic that imposes a seniority-based hierarchy. This article analyzes the manifestations, origins, and mechanisms of legitimation of this power. Such power emanates from the oldness of seniority of students as members of an established group, capable of enforcing norms and boundaries, and reinforces itself through a ritual and symbolic dimension that legitimizes and naturalizes it, thus concealing it as a form of power.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectPraxe académicapt
dc.subjectAntiguidadept
dc.subjectPoderpt
dc.subjectPoder simbólicopt
dc.subjectHazingpt
dc.subjectSenioritypt
dc.subjectOldnesspt
dc.subjectPowerpt
dc.subjectSymbolic powerpt
dc.titleAntiguidade e poder simbólico na praxe académicapt
dc.title.alternativeSeniority and symbolic power in student hazingpt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage438pt
degois.publication.lastPage460pt
degois.publication.issue232pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titleAnálise Socialpt
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.31447/as00032573.2019232.01pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.31447/AS00032573.2019232.01pt
degois.publication.volumeLIV (3.º)pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-6992-3397-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Antiguidade e poder simbolico na praxe academica.pdf290.66 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

275
checked on Oct 16, 2024

Download(s)

158
checked on Oct 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons