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Title: Educação inclusiva de alunos com Necessidades Educativas Especiais: atitudes, perceção de autoeficácia e de práticas na comunidade educativa
Authors: Oliveira, Raquel Batista de
Orientador: Bidarra, Maria da Graça
Keywords: Educação inclusiva; práticas de diferenciação e apoios; práticas de colaboração; autoeficácia docente; formação de professores; Inclusive Education; differentiation practices and support; collaborative practices; teaching self-efficacy; teacher training; special educational needs
Issue Date: 13-Dec-2019
Project: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES 
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta tese insere-se na temática da inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas de ensino regular. Dados dos relatórios da Avaliação Externa de Escolas (AEE) revelaram boas práticas de diferenciação e apoios nas escolas portuguesas. No entanto, os relatórios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) do ano 2014 e da Teaching and Learning International Survey (TALIS) de 2009 indicam que os docentes em Portugal sentem necessidade de formação específica para atuar com alunos com NEE. Surge pois o interesse de complementar estes olhares com o conhecimento sobre as atitudes e perceção de autoeficácia e das práticas no domínio da inclusão junto dos atores educativo. Partimos da premissa que as perceções e atitudes dos diferentes atores educativos podem evidenciar alguns aspetos que desafiam o desenvolvimento de boas práticas de inclusão, quer no âmbito organizacional das escolas, quer no âmbito pedagógico. Enquadrando o estudo do ponto de vista legislativo, conceptual e empírico, utilizamos como metodologia o inquérito por entrevista direcionada aos diferentes atores da comunidade educativa e por questionário dirigido aos docentes das escolas da Zona Centro de Portugal Continental que se destacaram na diferenciação e apoios no âmbito da AEE. Para o tratamento dos dados da entrevista utilizamos a técnica de análise de conteúdo e para o questionário recorremos a estatística descritiva inferenciais com o auxilio do Software SPSS. Nos principais resultados identificados na entrevista, encontraram-se convergências nas respostas dos diferentes atores educativos no âmbito da insuficiência de tempo para o desenvolvimento da prática com alunos com NEE, insuficiência de recursos humanos e materiais, sendo percecionadas práticas de colaboração no âmbito informal e constituindo um desafio a heterogeneidade dos alunos. Acresce que foram identificadas algumas perceções diferenciadas destes atores, designadamente junto dos professores e membros da equipa técnico-pedagógica no âmbito da necessidade de formação específica para atuar com alunos com NEE e participação dos pais na educação escolar dos filhos. Nos resultados do questionário, os docentes apresentaram atitudes favoráveis face à inclusão e Perceção da Autoeficácia Face à Inclusão, em geral, o mesmo acontecendo nos aspetos específicos da Eficácia Para Instrução, Eficácia na Colaboração e Eficácia na Gestão do Comportamento. Os resultados apontam também para a perceção de práticas de Colaboração entre os Docentes do Ensino Especial e os Docentes do Ensino Regular. A respeito da formação, os docentes com especialização na área da educação especial apresentaram atitudes IV mais favoráveis à inclusão e Perceção da Autoeficácia face à Inclusão mais elevada, quer em geral quer na Eficácia para Instrução. Identificou-se também uma relação positiva e estatísticamente significativa entre as Atitudes dos Docentes face à Inclusão e a Perceção da Autoeficácia face à Inclusão. Constatamos ainda a existência de uma correlação estatisticamente significativa entre estas variáveis e a opinião docente sobre a Colocação Mais Adequada dos Alunos com NEE Severas/Permanentes. No âmbito do modelo preditivo, verificamos que, as Atitudes dos Docentes face à Inclusão, a Perceção da Autoeficácia face à Inclusão, a especialização na área da educação especial e função que o professor exerce predizem a opinião destes professores sobre a Colocação Mais Adequada dos Alunos com NEE Severas/Permanentes. Em suma, percebemos que a heterogeneidade dos alunos, o fortalecimento das práticas de colaboração e a necessidade da formação docente para atuar com alunos com NEE constituem desafios para inclusão destes alunos.
This thesis is situated in the field of the inclusion of students with special educational needs (SEN) in regular schools. Numerous reports from the Avaliação Externa de Escolas (AEE) revealed the existence positive differentiation practices and support in Portuguese schools. Nevertheless, reports from the Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (2014) and the Teaching and Learning International Survey (2009) revealed that Portuguese teachers feel the need for specific qualifications to work with students with SEN. There is a need for awareness amongst teachers as to the attitudes, perception of self-efficacy, and practices in the context of inclusion. It was hypothesized that teachers’ perceptions and attitudes may hinder the enactment of good inclusion practices in the organizational context of schools as well as the pedagogical arena. A methodology inclusive of legislative, conceptual, and empirical perspectives was adopted, and embodied in the form of an interview directed at the educational community and a questionnaire directed at school teachers from the Zona Centro de Portugal Continental, who exhibited an outstanding performance in terms of differentiation and support in the AEE. A content analysis was conducted on the interview data, and for the questionnaire, descriptive and inferential statistics with the support of the statistical package SPSS were applied. Interviews identified similarities in the educational actors’ responses as to the shortage of time in which to develop actions toward students with SEN, as well as the lack of human and material resources. In this context, informal collaborative practices were observed. These findings evidence the ongoing challenge for members of the educational system to consider the heterogeneity of the student body. Additionally, distinct views were observed amongst teachers and the technical and pedagogical teams. Those professionals emphasized the need for obtaining a specific formation when working with students with SEN, and the importance of the involvement of parents in the school education of their children. The questionnaires suggested that teachers possess positive attitudes toward inclusion. Teachers also demonstrated a Perception of Self-efficacy Towards Inclusion. Generally, similar results were observed regarding the Efficacy of Instruction, Efficacy of Collaboration and Efficacy of Behavior management. The data also indicate the occurrence of collaborative actions amongst Special Education Teachers and Regular Education Teachers. In relation to teaching formation, teachers with specialization in the area of special education presented more positive attitudes toward inclusion as well as a higher Perception of Self-efficacy Towards Inclusion. These results were observed generally as well as in the Efficacy of Instruction. A positive and statistically significant VI relationship was observed between teachers’ Attitudes Towards Inclusion, and the Perception of Self-efficacy. A statistically significant correlation between those variables and teachers’ opinions on the Most Suitable Placement of Students with Severe/permanent SEN was also observed. It was verified that teachers’ Attitudes Towards Inclusion, the Perception of Self-efficacy Towards Inclusion, the role that teachers play in the educational system and the specialization in the field of special educational needs, can be modelled to predict teachers’ opinions on the Most Suitable Placement of Students with Severe/permanent SEN. It is concluded that heterogeneity of the student body, strengthening of collaborative actions, and the need for adequate teaching training to work with students with SEN are the main challenges for the inclusion of children with SEN.
Description: Tese no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação na especialidade “Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores” e apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/88766
Rights: embargoedAccess
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