Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88746
Título: Autocyberbullying: prevalência, motivações e impacto entre os alunos do 3º ciclo do ensino básico do concelho de Leiria
Autor: Figueiredo, Maria Felícia Henriques de
Orientador: Matos, Armanda
Palavras-chave: autocyberbullying; agressão; cyberbullying; münchausen digital; redes sociais; self-cyberbullying; aggression; digital münchausen; social networks
Data: 19-Dez-2019
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A Internet e as tecnologias emergentes permitiram novas formas de comunicação e de entretenimento. Surgiram os jogos online, triunfaram as redes sociais, assistiu-se a grandes mudanças na forma como os adolescentes divulgam e partilham informações, exprimem dificuldades, sentimentos, anseios pessoais e, de um modo geral, no relacionamento interpessoal. No cerne da discussão sobre as novas formas de relacionamento interpessoal online tem estado a prática de alguns comportamentos agressivos. Partindo de algumas características do cyberbullying, a presente tese versa uma nova versão do fenómeno, o autocyberbullying, ainda não estudado em Portugal e com muito escassa bibliografia internacional. O trabalho empírico teve como objetivo contribuir para a compreensão do fenómeno autocyberbullying, da sua natureza e incidência na adolescência, com base nas perceções dos alunos das escolas públicas com 3º ciclo do concelho de Leiria. O estudo exploratório, quantitativo, retrospetivo e transversal, não experimental e descritivo foi realizado com uma amostra de 904 estudantes (454 raparigas e 460 rapazes), dos 11 aos 18 anos. Como técnica de recolha de dados recorreu-se ao questionário online, sendo utilizados os seguintes instrumentos: o Questionário Perceções dos Alunos sobre Autocyberbullying – QPAA; a escala de autoconceito – PHCSCS, versão de Veiga (2006); a escala de autoestima de Rosenberg (1965) – RSES, versão de Pechorro, Marôco, Poiares, e Vieira (2011) e a escala de autocriticismo de Gilbert, Clarke, Hempel, Miles, e Irons (2004) – FSCRS, versão de Castilho e Gouveia (2011). As principais conclusões deste estudo indicaram que o autocyberbullying é um fenómeno complexo baseado no paradoxo vitimização/agressão. É praticado em casa, na escola, num local público ou na casa de um amigo. Trata-se de fingir ter sido banido de um grupo online ou de efetuar uma publicação dirigida ao próprio, versando conteúdos negativos ou desagradáveis, reais ou adulterados, seja nas redes sociais, pelo sistema de mensagens da plataforma dos jogos online, em fóruns, chats, Websites ou blogues, seguido de um comentário a essa publicação. Auxiliado por computadores, smartphones e tablets, o self-cyberbullying é praticado de modo individual, intencional e consciente, de forma direta ou por procuração. O autocyberbully pretende aliviar a angústia e a frustração, mostrar que precisa de ajuda, conquistar a atenção dos amigos, conseguir que a família se preocupe mais com ele, ver publicadas mensagens positivas sobre si, testar a sua capacidade de suportar comentários negativos, obter poder ou comprometer psicológica e socialmente um agressor. A prevalência encontrada na amostra foi de 7.4%. Entre os rapazes a prevalência foi x de 10% e entre as raparigas 5%. O 8º ano registou o maior número de casos. Conheciam ou tinham um colega/amigo autocyberbully 10.8% dos participantes; 48% dos autocyberbullies praticaram-no uma ou duas vezes, 18% duas ou três vezes por mês, 8% uma vez por semana e 26% várias vezes por semana; 24.2% dos autocyberbullies manifestaram intenção de voltar a praticar o comportamento. Emoções negativas, tais como tristeza (44.3%), angústia (9%), vergonha (37.7%), medo (32.8%), ansiedade (31.1%) e vontade de morrer (8.9%) são frequentes após o comportamento. Há também lugar para emoções positivas tais como satisfação (40.3%), poder (27.9%) e orgulho (27.9%). Perspetivaram-se três níveis de repercussões do comportamento: psicológicas (36.1% sentiram-se pior do que antes e 37.7% deixaram de ter vontade de ir à escola); sociais (10.4% foram gozados na escola, 7.4% vítimas de cyberbullying e 4.5% proibidos de aceder à Internet); académicas (14.9% pioraram os resultados escolares). A maioria (80.6%) dos autocyberbullies enfrentou sozinha as consequências do ato por desconsiderar a sua importância (30.3%), pretender continuar com o comportamento (24.2%), medo (21.2%) ou vergonha (9.1%). O sexo, a vitimização por bullying ou cyberbullying, ter reprovado, ser autocritico ou fazer uso das redes sociais, estão positiva e significativamente relacionados com o autocyberbullying; a perceção global do suporte social familiar e escolar, o autoconceito e a autoestima positivos, ter amigos ou conhecer autocyberbullies estão relacionados significativa e inversamente com o comportamento. Das regressões múltiplas emergiram como fatores favorecedores do autocyberbullying a vitimização por cyberbullying, a ansiedade, os baixos níveis de autoestima, o uso das redes sociais da Internet e o traço autocrítico. Conhecer ou ter amigos autocyberbullies, ter um autoconceito positivo, designadamente estar satisfeito e sentir-se feliz, percecionar positivamente o funcionamento do próprio com a família, com os pares e escola em geral, revestem-se de fatores protetores. Conclui-se que divulgar, informar, sensibilizar, refletir, legislar, investigar, pensar globalmente e agir localmente constituem estratégias para prevenir/combater o fenómeno.
The internet and emerging technologies have enabled new forms of communication and entertainment. Online games have appeared, social networks have taken over and there have been extensive changes in the way people divulge and share information, express difficulties, feelings, personal anxiety and engage in interpersonal relations in general. Some aggressive behaviour can be found at the heart of these new forms of online interpersonal relationships. Breaking away from some characteristics of cyberbullying, this thesis examines a new version of this phenomenon: self-cyberbullying. The empirical work sought to contribute towards understanding the phenomenon of self-cyberbullying, its nature and prevalence among adolescents, based on the perceptions of public high school students (3rd cycle) in the district of Leiria. This quantitative exploratory, retrospective and transversal study, nonexperimental and descriptive, was carried out with a sample of 904 students (454 girls and 460 boys), aged between 11 and 18. The study used an online questionnaire to collect data, employing the following tools: Student Perceptions on Self-Cyberbullying Questionnaire (Questionário Perceções dos Alunos Sobre Autocyberbullying – QPAA); the Piers and Herzberg (2002) Children’s Self-Concept Scale – PHCSCS, Veiga (2006); the Rosenberg Self-Esteem Scale (1965) – RSES, version by Pechorro, Marôco, Poiares and Vieira (2011); self-criticism scale by Gilbert et al. (2004) – FSCRS, version by Castilho and Gouveia (2011). The main conclusions of the study indicated that self-cyberbullying is a complex phenomenon. Based on the victimisation/aggression paradox, it is perpetrated at home, in school, at public places or in friends’ houses. It entails pretending to have been banned from an online group or to troll oneself, with real or adulterated negative or unpleasant contents, across social networks, through the platform messaging systems of online games, on forums, chats, websites or blogs, followed by a comment in relation to this trolling. Assisted by computers, smartphones and tablets, self-cyberbullying is carried out directly or indirectly in an individual, intentional and conscious manner. The self-cyberbully seeks to obtain relief for anguish and frustration, to manifest a need for help, to get the attention of friends, to induce families to take more interest in the supposed victims, to see positive messages about them being published, to test their capacity to tolerate negative comments, to gain power or psychologically and socially compromise an aggressor. The prevalence in the sample was 7.4%. Among boys, the prevalence was 10% and among girls 5%. The largest number of cases was recorded in the eighth grade. xii Some 10.8% of participants know or have a colleague or friend who is a self-cyberbully; 48% of self-cyberbullies have engaged in this behaviour on one or two occasions, 18% two or three times per month, 8% once a week and 26% several times a week; about 24.2% manifested their intention to again engage in this activity. The negative emotions, such as sadness (44.3%), anguish (9%), shame (37.7%), fear (32.8%), anxiety (31.1%) and wanting to die (8.9%) are frequent after engaging in this behaviour. There are also positive emotions, such as satisfaction (40.3%), power (27.9%) and pride (27.9%). Three levels of repercussions of this behaviour were examined: psychological (36.1% felt worse than before, 37.7% stopped wanting to go to school); social (10.4% were taunted at school, 7.4% were victims of cyberbullying and 4.5% were banned from accessing the internet); academic (14.9% had worse school results). Most (80.6%) of the self-cyberbullies faced the consequences of their act alone as they did not realise its significance (30.3%), as they intended to continue this behaviour (24.2%), out of fear (21.2%) or shame (9.1%). The gender, bullying or cyberbullying victimization, to have failed a school year, to be self-critical or use social networks are positively and significantly related with self-cyberbullying; an overall feeling of family, social and school support, self-concept, self-esteem, having friends or acquaintances who are self-cyberbullies are significantly and inversely related with this behaviour. Trough the multiple analyses carried out, victimisation, cyberbullying, anxiety, low levels of self-esteem, the use of social networks and self-critical traits emerged as factors favouring this behaviour in the final self-cyberbullying model. Knowing or having friends who are self-cyberbullies, a positive self-concept, namely being satisfied and feeling happy, having a positive perception of relations with family, peers and school in general, are protective factors. Dissemination, information, awareness, reflection, legislation and research are strategies to prevent/combat the phenomenon.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores e apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/88746
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

579
Visto em 7/mai/2024

Downloads

598
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.