Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88073
Title: Storytelling: Ilustração e Interatividade de “Contos Tradicionais do Povo Português
Other Titles: Storytelling: Ilustração e Interatividade de “Contos Tradicionais do Povo Português
Authors: Conceição, Ana Matilde Branco da
Orientador: Santos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos
Keywords: storytelling; histórias; jogos de narrativa; Teófilo Braga; Contos Tradicionais do Povo Português; storytelling; stories; narrative games; Teófilo Braga; traditional tale
Issue Date: 23-Sep-2019
Serial title, monograph or event: Storytelling: Ilustração e Interatividade de “Contos Tradicionais do Povo Português
Place of publication or event: DEI_FCTUC
Abstract: Storytelling is a recent term that has been used more frequently every day. Although it may be difficult to reach a consensus about its definition, storytelling is often defined as the art of telling stories. The art of telling stories is part of cultural tradition of all humanity, since this action was first seen by our ancestors through rupest paintings. It is said that a product of storytelling must conquer and call the attention of the public.This thesis intends to explore this term in the form of a game. This game transmits a narrative that depends on the user. How? Based on a few tales collected by Teófilo Braga in 1886 and registered on his book “Contos Tradicionais do Povo Português”, during the game, the user will face excerpts from these tales and interactive buttons. The user will have to choose one button to go forward on the story and it will be narrated according to the button chosen by the user. Lastly, the user may access the originals tales that crossed their story.This game will be aimed at children between the ages of 10 and 14 since, in Portugal, the book used as base of this project is indicated as a recommended reading to the students of the Portuguese course of the seventh grade of schoolarity.------------Storytelling é um termo recente que tem vindo a ser utilizado cada vez mais. Embora seja difícil chegar a um consenso sobre a sua definição, storytelling é muitas vezes definido como a arte de contar histórias. A arte de contar histórias faz parte da tradição cultural de toda a humanidade, visto que esta ação tem início nos nossos antepassados através das pinturas rupestres e da tradição da linguagem oral. Diz-se também que um produto de storytelling deve conquistar e chamar a atenção do público.Esta dissertação pretende explorar este termo na forma de um de jogo. Este jogo transmite uma narrativa que dependerá do utilizador. Como? Tendo por base alguns dos contos recolhidos por Teófilo Braga em 1886 e registados no seu livro “Contos Tradicionais do Povo Português”, ao longo do jogo, o utilizador deparar-se-á com excertos destes contos e com vários botões. O utilizador terá sempre de escolher um botão para avançar na história e esta será narrada consoante o botão que o utilizador escolher. Por fim, o utilizador poderá aceder aos contos originais que cruzaram a sua história.Este jogo será mais direcionado para crianças entre os 10 e 14 anos visto que em Portugal o livro utilizado como base deste projeto está indicado como leitura recomendada para os alunos de Português do sétimo ano de escolaridade.
Storytelling é um termo recente que tem vindo a ser utilizado cada vez mais. Embora seja difícil chegar a um consenso sobre a sua definição, storytelling é muitas vezes definido como a arte de contar histórias. A arte de contar histórias faz parte da tradição cultural de toda a humanidade, visto que esta ação tem início nos nossos antepassados através das pinturas rupestres e da tradição da linguagem oral. Diz-se também que um produto de storytelling deve conquistar e chamar a atenção do público.Esta dissertação pretende explorar este termo na forma de um de jogo. Este jogo transmite uma narrativa que dependerá do utilizador. Como? Tendo por base alguns dos contos recolhidos por Teófilo Braga em 1886 e registados no seu livro “Contos Tradicionais do Povo Português”, ao longo do jogo, o utilizador deparar-se-á com excertos destes contos e com vários botões. O utilizador terá sempre de escolher um botão para avançar na história e esta será narrada consoante o botão que o utilizador escolher. Por fim, o utilizador poderá aceder aos contos originais que cruzaram a sua história.Este jogo será mais direcionado para crianças entre os 10 e 14 anos visto que em Portugal o livro utilizado como base deste projeto está indicado como leitura recomendada para os alunos de Português do sétimo ano de escolaridade.------------Storytelling is a recent term that has been used more frequently every day. Although it may be difficult to reach a consensus about its definition, storytelling is often defined as the art of telling stories. The art of telling stories is part of cultural tradition of all humanity, since this action was first seen by our ancestors through rupest paintings. It is said that a product of storytelling must conquer and call the attention of the public.This thesis intends to explore this term in the form of a game. This game transmits a narrative that depends on the user. How? Based on a few tales collected by Teófilo Braga in 1886 and registered on his book “Contos Tradicionais do Povo Português”, during the game, the user will face excerpts from these tales and interactive buttons. The user will have to choose one button to go forward on the story and it will be narrated according to the button chosen by the user. Lastly, the user may access the originals tales that crossed their story.This game will be aimed at children between the ages of 10 and 14 since, in Portugal, the book used as base of this project is indicated as a recommended reading to the students of the Portuguese course of the seventh grade of schoolarity.
Description: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/88073
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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