Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/88065
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dc.contributor.advisorCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
dc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes-
dc.contributor.authorUmbelino, Diana Sofia Rodrigues da Costa Correia-
dc.date.accessioned2019-11-18T23:38:02Z-
dc.date.available2019-11-18T23:38:02Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.date.submitted2019-11-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/88065-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA realidade aumentada é uma tecnologia que, nos últimos vinte anos, teve uma evolução substancial, tanto em técnicas quanto em produtos como Google Glass e Pokémon GO, afetando diversas áreas e tornando-se parte integrante de nossas vidas. Uma das áreas que teve várias intervenções com realidade aumentada é a arte, na qual esta tecnologia é integrada em museus e galerias de arte como fonte suplementar de informação.O foco deste projeto é a arte de rua, um campo artístico em que os artistas criam suas obras de arte em locais públicos, geralmente ao ar livre. No entanto, a particularidade desse campo é que muitas das obras de arte criadas permanecem desconhecidas. Ao contrário de museus ou galerias, que apresentam as informações sobre as suas exposições em placas ou panfletos, as obras de rua têm apenas a assinatura do artista associada, o que às vezes não é claro.Esta dissertação propõe a criação de uma aplicação de realidade aumentada para dispositivos móveis, onde os utilizadores não só podem ampliar as obras para terem acesso a informações correspondentes, mas também para as ver em movimento, proporcionando uma experiência diferente e agradável.O processo de criação e desenvolvimento de um sistema de realidade aumentada em contexto real é explorado, assim como os métodos criativos para animação das obras. Deste modo, esta dissertação resulta numa aplicação que permite aos utilizadores terem acesso a informação sobre as obras de rua, de uma forma rápida e fácil, e também localizarem mais peças que se encontrem nas proximidades. Consequentemente, o utilizador aprende mais sobre arte de rua e descobre novas obras que provavelmente poderiam passar despercebidas.por
dc.description.abstractAugmented reality is a technology that over the past twenty years has had a substantial evolution, both in techniques and in products, such as Google Glass and Pokémon GO, affecting several areas and progressively becoming a part of our lives. One of the areas that has had several interventions with augmented reality is art, on which this technology is being integrated into museums and art galleries as a supplementary source of information. The focus of this project is street art, an artistic field in which artists create their artworks in public locations, usually outdoors. However, the particularity of this field is that many of the created artworks remain unknown. Unlike museums or galleries, which present the information about the exhibits in signs and leaflets, street artworks only have the artist’s signature associated, which sometimes is not clear. This dissertation proposes the creation of an augmented reality application for mobile devices, where users not only can augment artwork to see information about it but also to see it in motion, thus providing a different and enjoyable experience. The process of creating and developing an augmented reality system in a real context is explored, as well as the creative methods for animating the murals. This dissertation results in an application that allows users to access quickly and easily information about street artworks, as well as guiding them to more pieces located nearby. Consequently, the user learns more about street art and discovers new artworks that could likely pass unseen.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectRealidade Aumentadapor
dc.subjectArte de Ruapor
dc.subjectObra de Artepor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectAnimaçãopor
dc.subjectAugmented Realityeng
dc.subjectStreet Arteng
dc.subjectArtworkeng
dc.subjectInformationeng
dc.subjectAnimationeng
dc.titlestreet ar t Development of an Augmented Reality Application in the Context of Street Arteng
dc.title.alternativestreet ar t Desenvolvimento de uma Aplicação em Realidade Aumentada no Contexto de Street Artpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Informática, Coimbra e Karel de Grote Sint-Lucas, Antuérpia-
degois.publication.titlestreet ar t Development of an Augmented Reality Application in the Context of Street Arteng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202306984-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorUmbelino, Diana Sofia Rodrigues da Costa Correia::0000-0001-5578-6619-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMendes, António José Nunes-
uc.degree.elementojuriCardoso, Jorge Carlos dos Santos-
uc.degree.elementojuriMartins, Pedro José Mendes-
uc.contributor.advisorCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
uc.contributor.advisorMartins, Pedro José Mendes::0000-0002-3630-7034-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3630-7034-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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