Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87995
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dc.contributor.advisorGranjal, António Jorge da Costa-
dc.contributor.authorAlmeida, André Monteiro do Rosário-
dc.date.accessioned2019-11-18T23:32:20Z-
dc.date.available2019-11-18T23:32:20Z-
dc.date.issued2019-09-11-
dc.date.submitted2019-11-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87995-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar, planear, implementar e avaliar a prototipagem de um sistema de gestão de reservas de carregamentos de veículos elétricos recorrendo às normas atuais em comunicação veicular 5G, de modo a que seja um sistema universal, não sendo necessário equipamento proprietário. Como as normas do 5G, nomeadamente as normas de comunicação veicular - V2X - estão a ser especificadas, é importante perceber as limitações atuais e o que é possível realizar. A adoção de veículos elétricos tem vindo a aumentar, apesar da grande maioria ainda ter baixa autonomia. Encontra-se assim a necessidade de se planear viagens longas, sendo importante perceber quando e onde se carregar o veículo. Com as normas de comunicação veicular, especificamente a comunicação entre veículo e a rede - V2G -, é possível a comunicação com os pontos de carga, ou com um servidor que controla pontos de carga, e a troca de mensagens de reserva, sendo possível garantir que o condutor possa efetuar o carregamento do seu veículo elétrico a uma dada altura durante uma viagem.O presente trabalho tem como objetivo investigar, planear, implementar e avaliar a prototipagem de um sistema de gestão de reservas de carregamentos de veículos elétricos recorrendo às normas atuais em comunicação veicular 5G, de modo a que seja um sistema universal, não sendo necessário equipamento proprietário. Como as normas do 5G, nomeadamente as normas de comunicação veicular - V2X - estão a ser especificadas, é importante perceber as limitações atuais e o que é possível realizar. A adoção de veículos elétricos tem vindo a aumentar, apesar da grande maioria ainda ter baixa autonomia. Encontra-se assim a necessidade de se planear viagens longas, sendo importante perceber quando e onde se carregar o veículo. Com as normas de comunicação veicular, especificamente a comunicação entre veículo e a rede - V2G -, é possível a comunicação com os pontos de carga, ou com um servidor que controla pontos de carga, e a troca de mensagens de reserva, sendo possível garantir que o condutor possa efetuar o carregamento do seu veículo elétrico a uma dada altura durante uma viagem.por
dc.description.abstractThe present work has as objective to investigate, plan, implement and evaluate the prototyping of an electric vehicle charging reservation management system resorting to the current standards in 5G vehicular communication, to make a universal system that doesn't require proprietary equipment.Since the 5G standards, specifically the vehicular communication standards - Vehicle to Everything (V2X) - are in development, it's important to understand the current limitations and what's possible to accomplish.There has been an increasing adoption of electric vehicles, even though the majority still have low autonomy. Therefore the need to plan long trips arises, being important to understand when and where to charge the vehicle. With the vehicular communication standards, specifically between the vehicle and the electric grid - Vehicle to Grid (V2G) -, it's possible to communicate with charging points, or with a server that controls charging points, and to exchange reservation messages, making it possible to ensure that a driver can charge his electric vehicle at a certain point in a trip.The present work has as objective to investigate, plan, implement and evaluate the prototyping of an electric vehicle charging reservation management system resorting to the current standards in 5G vehicular communication, to make a universal system that doesn't require proprietary equipment.Since the 5G standards, specifically the vehicular communication standards - Vehicle to Everything (V2X) - are in development, it's important to understand the current limitations and what's possible to accomplish.There has been an increasing adoption of electric vehicles, even though the majority still have low autonomy. Therefore the need to plan long trips arises, being important to understand when and where to charge the vehicle. With the vehicular communication standards, specifically between the vehicle and the electric grid - Vehicle to Grid (V2G) -, it's possible to communicate with charging points, or with a server that controls charging points, and to exchange reservation messages, making it possible to ensure that a driver can charge his electric vehicle at a certain point in a trip.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject5G, V2X, V2Gpor
dc.subjectnormaspor
dc.subjectcomunicação veicularpor
dc.subjectveículo elétricopor
dc.subject5G, V2X, V2Geng
dc.subjectstandardseng
dc.subjectvehicular communicationeng
dc.subjectelectric vehicleeng
dc.titleElectric Vehicle Charge Management System for 5G Networkseng
dc.title.alternativeSistema de gestão de carga de veículos elétricos para redes 5Gpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationWIT Software-
degois.publication.titleElectric Vehicle Charge Management System for 5G Networkseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202306917-
thesis.degree.disciplineInformática-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlmeida, André Monteiro do Rosário::0000-0002-1174-5070-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriFonseca, Carlos Manuel Mira da-
uc.degree.elementojuriGranjal, António Jorge da Costa-
uc.degree.elementojuriFurtado, Pedro Nuno San-Bento-
uc.contributor.advisorGranjal, António Jorge da Costa::0000-0001-6714-1164-
item.grantfulltextreserved-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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