Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87899
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerrão, Pedro-
dc.contributor.advisorLourenço, Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva-
dc.contributor.authorPereira, Ana Patrícia Ferreira da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-18T23:22:19Z-
dc.date.available2019-11-18T23:22:19Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.date.submitted2019-11-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87899-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Química Forense apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe identification of pigments used, for example, in polychrome of sculptures and paintings and in textiles has become increasingly important for art historians, conservators and restorers. This is because the pigments used are able to provide various information that will assist in identifying the author, dating the pieces and determining their commercial value. In forensic terms such identification is quite important as it helps to detect if some work of art may have been counterfeit.Since there is a possibility of defining a time line for the use of pigments, the identification of a particular pigment in a work of art that was not used at the time it was produced may indicate that it has been repainted or that it is a counterfeit.In order to be able to identify the pigments used in the works belonging to the Machado de Castro National Museum collection, these works were analyzed with Raman spectroscopy, infrared spectroscopy, x-ray fluorescence and optical microscopy. While analyzing the textiles, there were some difficulties due to the fluorescence from the silk that underlies them. Nevertheless, it was still possible to shed light on the most relevant aspects for the characterization of the work of arts. On the other hand, the analysis of the representative statues of Pietá and Sto. André allowed identifying several pigments that helped to characterize the pieces regarding these constituents, as well as to reach the conclusion that the Pietá statue underwent restoration.eng
dc.description.abstractA identificação dos pigmentos utilizados, por exemplo, na policromia de esculturas e pinturas e nos têxteis tem vindo a ganhar cada vez mais importância para os historiadores de arte, conservadores e restauradores. Isto deve-se ao facto de os pigmentos utilizados fornecerem informações que auxiliam na identificação do autor, datação das peças e na determinação do valor comercial das mesmas. Em termos forenses esta mesma identificação apresenta bastante importância, uma vez que auxilia na deteção de falsificações. Uma vez que existe a possibilidade de definir uma linha cronológica de utilização dos pigmentos, a identificação numa obra de arte de um determinado pigmento que não era utilizado na época em que a mesma foi produzida pode indicar ou que ocorreu uma repintura da mesma ou que se trata de uma falsificação. De modo a identificar os pigmentos utilizados em obras que pertencem à coleção do Museu Nacional Machado de Castro, procedeu-se à sua análise por espectroscopia de Raman, espectroscopia de infravermelho, fluorescência de raios-x e microscopia ótica. A análise dos têxteis estudados apresentou algumas dificuldades devido à fluorescência proveniente da seda que serve de base aos mesmos, mas foi possível, ainda assim esclarecer alguns aspetos relevantes para a caracterização das peças. Já na análise das estátuas representativas da Pietá e do Sto. André foi possível a identificação de diversos pigmentos que permitiram uma caracterização das peças relativamente a estes constituintes, bem como concluir que a Pietá sofreu restauros.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlfaias religiosaspor
dc.subjectEspectroscopia de Ramanpor
dc.subjectMicroscopia óticapor
dc.subjectFluorescência de raios-xpor
dc.subjectPigmentospor
dc.subjectReligious implementseng
dc.subjectRaman spectroscopyeng
dc.subjectOptical microscopyeng
dc.subjectX-ray fluorescenceeng
dc.subjectPigmentseng
dc.titleCaracterização de alfaias religiosas da coleção do Museu Nacional Machado de Castropor
dc.title.alternativeCharacterization of religious implements from the collection of the Machado de Castro National Museumeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Química da Universidade de Coimbra e Museu Nacional Machado de Castro-
degois.publication.titleCaracterização de alfaias religiosas da coleção do Museu Nacional Machado de Castropor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202309258-
thesis.degree.disciplineQuímica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Química Forense-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Química-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Ana Patrícia Ferreira da Silva::0000-0002-4577-1816-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriEusébio, Maria Ermelinda da Silva-
uc.degree.elementojuriGil, Francisco Paulo de Sá Campos-
uc.degree.elementojuriLourenço, Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva-
uc.contributor.advisorFerrão, Pedro-
uc.contributor.advisorLourenço, Rui Fausto Martins Ribeiro da Silva-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCQC - Coimbra Chemistry Centre-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8264-6854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese AnaPatriciaPereira_MQF.pdf4.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

186
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

156
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons