Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87394
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTomás, Paulo Manuel de Carvalho-
dc.contributor.advisorAlmeida, Nuno Miguel Castanheira-
dc.contributor.authorDuque, Ana Sofia Carreira-
dc.date.accessioned2019-08-30T18:26:33Z-
dc.date.available2019-08-30T18:26:33Z-
dc.date.issued2018-11-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87394-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, no ramo de Património e Cultura, apresentada ao Departamento de Geografia e Turismo, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractO turismo afirma-se como um setor em constante crescimento e é tido como um dos mais significativos para o desenvolvimento da economia mundial. Portugal não é exceção e o contributo do turismo para o desenvolvimento económico, social e territorial do país está bem documentado e assenta em estatísticas e estudosapresentados pelo Banco de Portugal, Ministério da Economia,Turismo de Portugal,Instituto Nacional de Estatística,entre outros. Tendo como ponto de partida esta importância crescente do turismo, os objetivos deste trabalho relacionam-se com a avaliação global da experiência turística de quem visita Portugal, dando especial atenção à componente da satisfação turística. Isto é, pretende-seanalisar o processo turístico, desde as motivações que estiveram na origem daviagemaPortugal, a análise da qualidade do destino/experiência, aavaliação da satisfação turística e por último,perceber se o destino em questão irá ser recomendadoe se no futuro, os turistas pensam revisitar o país.De modo a alcançar os objetivos propostos, optou-sepela realização de inquéritos por questionário, a turistas não residentes em Portugal, durante os três meses que abrangem a época turística considerada alta –junho, julho e agosto. A recolha dos trezentos e oitenta e quatroinquéritos foi feita nos centros históricosdascidades portuguesas –Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Faro –consideradas as capitais de cada NUT II de Portugal Continental.Os resultados obtidos na recolha de dados foram posteriormente analisados, com recurso ao software SPSS Statisticse Amos, permitindoverificaros objetivos inicialmente propostos, bem como as hipóteses de investigação que sustentam o modelo desenhado.pt
dc.description.abstractTourism is stated as a sector in constant growth and is considered one of the most significant for the development of the world economy. Portugal is no exception and the influence of tourism to the economic development of the country is well documented and based on statistics and values presented by the Bank of Portugal, Ministry of Economy, Tourim of Portugaland the National Institute of Statistics, which we will present.Based on this growing importance of tourism, the objectives of this study are related to the overall evaluation of the tourism experience of those who visit Portugal, paying special attention to the tourist satisfaction component. By this, we want to analyse the whole tourist process, from the motivations that were the origin of the trip to Portugal, the analysis of the quality experience, the evaluation of thetourist satisfaction and, finally, to see if the destination in question will be recommended and if in the future, they plan to revisit the country.Inorder to reach the proposed objectives, we have chosen to carry out questionnaire surveys to tourists not resident in Portugal during the three months that cover the high tourist season -June, July and August. We collect 384 surveys in five Portuguese historic centres-Porto, Coimbra, Lisboa, Évora and Faro -considered the capitals of each NUT II of Continental Portugal.The results obtained in the data collection were later analysed using SPSS Statisticsand Amossoftware, allowing us to vallidatethe objectives initially proposed, as well as the research hypotheses that support the designed model.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectSatisfação turísticapt
dc.subjectMotivaçõespt
dc.subjectQualidade do destinopt
dc.subjectIntenção de revisitarpt
dc.subjectRecomendação “passa-a-palavra”pt
dc.subjectTourism satisfactionpt
dc.subjectTourist motivationspt
dc.subjectExperience qualitypt
dc.subjectDestination loyaltypt
dc.subjectHistoric centrespt
dc.titleA Satisfação Turística: Uma Análise aos Turistas que Visitam Portugalpt
dc.typedoctoralThesispt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2020-11-18*
dc.identifier.tid101492146pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameDoutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, no ramo de Património e Culturapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo730pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6920-869X-
Appears in Collections:FLUC Geografia - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Show simple item record

Page view(s) 50

896
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

262
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.