Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86784
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dc.contributor.advisorMateus, Diogo Manuel Rosa-
dc.contributor.advisorMendes, Paulo Jorge Rodrigues Amado-
dc.contributor.authorGrácio, Ana Francisca de Freitas-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:44:31Z-
dc.date.available2019-04-17T22:44:31Z-
dc.date.issued2019-02-08-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86784-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractAs crescentes exigências da população, relativamente à sua qualidade de vida e ao conforto acústico dos espaços que frequentam, têm feito evoluir o interesse em lhes dar resposta. Uma boa capacidade acústica dos edifícios influencia o quotidiano de quem os habita, visita ou trabalha, nomeadamente, a sua saúde e a sua segurança. Todavia, existem espaços mais vulneráveis do que outros, designadamente os que se consideram de circulação e de uso comunitário. É o caso das estações ferroviárias, onde se registam, frequentemente, níveis sonoros variáveis e potencialmente significativos. Ainda que sejam locais onde é necessária uma adequada acústica para a difusão de mensagens sonoras, através de sistemas eletroacústicos, são também espaços com elevada circulação de utilizadores e de veículos ferroviários.Tendo consciência de que as estações são espaços inerentes ao quotidiano de muitas pessoas e que as suas condições acústicas são ainda um tema pouco explorado, pretendeu-se, com este trabalho, aliar uma revisão bibliográfica a uma caracterização do ambiente sonoro das zonas de espera e de circulação de duas estações ferroviárias portuguesas, com anos de construção distintos – Aveiro e Coimbra-B. Desta forma, foi efetuada, numa primeira fase, uma pesquisa e respetiva compilação de definições e outros estudos de caso. Em segunda instância, efetuaram-se as medições nas duas estações selecionadas, tendo como base a Norma ISO 3382-1: obtiveram-se alguns parâmetros de qualidade sonora como o TR, o D50, o RASTI e o STI. A subsequente análise e comparação dos seus valores permitiram a identificação de eventuais insuficiências acústicas e a definição genérica de algumas soluções que possam vir a melhorar a experiência dos utilizadores.por
dc.description.abstractThe increasing demands of the population on their quality of life and the acoustic comfort of the spaces that they use have also evolved the interest in responding to them. A good acoustic capacity of the buildings influences the daily life of those who inhabit them, visit or work, namely their health and safety.However, there are spaces that are more vulnerable than others, such as those considered to be of circulation and community use. This is the case of railway stations, where variable and potentially significant noise levels are often recorded. Although they are places where an adequate acoustics is needed for the diffusion of sound messages through electroacoustic systems, they are also spaces with a high circulation of users and railway vehicles.Bearing in mind that stations are spaces inherent to the daily life of many people and that their acoustic conditions are still an unexplored theme, it was intended, with this work, to combine a bibliographical review with a characterization of the sound environment of the waiting areas and circulation spaces of two portuguese stations, with different construction years - Aveiro and Coimbra-B.Therefore, a research and compilation of definitions and other case studies was carried out in the first phase. In the second instance, the measurements were taken at the two stations, based on ISO 3382-1: some sound quality parameters such as TR, D50, RASTI and STI were obtained. The subsequent analysis and comparison of their values allowed the identification of possible acoustic pathologies and the generic definition of some solutions that can improve the experience of the users.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectestação ferroviáriapor
dc.subjectcondicionamento acústicopor
dc.subjecttempo de reverberaçãopor
dc.subjectparâmetros de qualidade sonorapor
dc.subjectreabilitação acústicapor
dc.subjectrailway stationeng
dc.subjectacoustic conditioningeng
dc.subjectreverberation timeeng
dc.subjectsound quality parameterseng
dc.subjectacoustic rehabilitioneng
dc.titleO ambiente sonoro nas estações de caminho de ferro - avaliação e medidas de melhoria em duas estações ferroviárias portuguesaspor
dc.title.alternativeThe sound environment on the railway stations - evaluation and measures of improvement in two portuguese railway stationseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleO ambiente sonoro nas estações de caminho de ferro - avaliação e medidas de melhoria em duas estações ferroviárias portuguesaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202221032-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGrácio, Ana Francisca de Freitas::0000-0002-7592-0536-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAndrade, Anísio Alberto Martinho de-
uc.degree.elementojuriMateus, Diogo Manuel Rosa-
uc.degree.elementojuriAntónio, Julieta Maria Pires-
uc.contributor.advisorMateus, Diogo Manuel Rosa-
uc.contributor.advisorMendes, Paulo Jorge Rodrigues Amado-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Research in Construction Science-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2233-2383-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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