Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86763
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro Junto da Turma do 9ºA, no ano letivo de 2017/2018
Other Titles: Scholar Internship report developed at Escola Básica de Vilarinho do Bairro with the 9ºA class, during the academic year of 2017/2018
Authors: Figueiredo, Paulo Filipe Dias Pina 
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Relatório de Estágio Pedagógico; Atividade Física; Análise Reflexiva; Saúde e Bem-Estar; Physical Education; Pedagogical Training Report; Physical Activity; Reflective Analysis; Health and wellness
Issue Date: 28-Jun-2018
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica de Vilarinho do Bairro Junto da Turma do 9ºA, no ano letivo de 2017/2018
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Relatório Final de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, junto da turma do 9ºA, no presente ano letivo de 2017/2018.Este relatório é o culminar de um ciclo de estudos que, em todos os momentos de aprendizagem ao longo da nossa formação académica, foram aplicados em situações reais. Quero eu dizer com isto que todos os conhecimentos teóricos que nos foram transmitidos, foram aplicados de acordo com as situações e ajustados às condições que encontramos no nosso local de estágio. O presente documento tem como principal objetivo a análise e reflexão da nossa prática pedagógica ao longo deste processo de ensino-aprendizagem e também a apresentação do nosso estudo desenvolvido.Deste modo, o documento divide-se em duas partes, a primeira onde estão inseridas todas as áreas de envolvimento do Estágio Pedagógico, incluindo a contextualização da prática, a caracterização do meio e da turma com que trabalhamos e uma análise reflexiva da prática pedagógica, do trabalho desenvolvido ao nível do planeamento, realização e avaliação. A segunda parte deste documento envolve o tema-problema, “Verificação das alterações na composição corporal resultantes do incremento de uma hora no tempo semanal de prática de atividade física: estudo com alunos do 2o ciclo”, a sua descrição e metodologia, o tratamento dos dados e o seu principal objetivo em perceber se uma hora extra de atividade física influencia os valores da composição corporal dos alunos.
The Final Report of Internship comes within the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sciences of Sport and Physical Education of the University of Coimbra. The Pedagogical Stage was carried out at the Basic School of Vilarinho do Bairro, next to the 9th grade class, in the current school year 2017/2018.This report is the culmination of a cycle of studies that, in all moments of learning throughout our academic training, have been applied in real situations. I want to say with this that all the theoretical knowledge that was transmitted to us, were applied according to the situations and adjusted to the conditions that we find in our place of internship. This document has as main objective the analysis and reflection of our pedagogical practice throughout this teaching-learning process and also the presentation of our study developed. In this way, the document is divided in two parts, the first one where all the areas of involvement of the Pedagogical Stage are inserted, including the contextualization of the practice, the characterization of the environment and the class with which we work and a reflexive analysis of the pedagogical practice, of the work carried out in planning, implementation and evaluation. The second part of this document involves the problem- theme, "Verification of changes in body composition resulting from the increase of one hour in the weekly time of practice of physical activity: study with students of the 2nd cycle", its description and methodology, treatment of data and its main objective in realizing if an extra hour of physical activity influences the values of the students' body composition.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86763
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

364
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

560
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons