Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86701
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dc.contributor.advisorBação, Pedro Miguel Avelino-
dc.contributor.authorMota, Ana Margarida Marques-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:39:16Z-
dc.date.available2019-04-17T22:39:16Z-
dc.date.issued2019-02-12-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86701-
dc.descriptionTrabalho de Projeto do Mestrado em Economia apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractIn a global society of where information is given almost in real time, the media have the capacity to create an impact in various domains of the economy, namely in the performance of companies listed on stock exchanges. Football is not an exception. The thousands of shareholders of major clubs are not indifferent to unexpected events and to the financial activity of the favorites. This Work of Project studies the effects of journalistic information on the daily closing prices of the three major Portuguese clubs, Benfica, Porto and Sporting, that is, the share prices of the public limited sports companies that hold them, in the period between November 2009 and June 2018. The methodology to be used will be the event study, using the Chow test with dummy variables, created for each of the days of the event window, in order to assess the statistical significance of the effect of news on the variation of the closing quotation. The procedure starts from the hypothesis that there is media when the number of daily transactions exceeds a certain minimum number, defined for each team. It is concluded that meet this condition, and therefore may be associated with news that potentially affected the performance of the teams, positively or negatively, are the signing of contracts concerning television rights and the hiring and / or dismissal of managers. The anticipation of title wins is one of the other causes for a significant increase in the number of daily transactions in a given period.eng
dc.description.abstractNuma sociedade global de informação dada quase em tempo real, os meios de comunicação social têm a capacidade de causar impacto em vários domínios da economia, mais concretamente no desempenho de empresas cotadas em bolsas de valores. O futebol não foge à regra. Os milhares de acionistas de grandes clubes não ficam indiferentes a acontecimentos inesperados e à atividade financeira dos favoritos. Neste Trabalho de Projeto, serão estudados os efeitos da informação jornalística nos preços de fecho diários das ações dos três grandes clubes portugueses, Benfica, Porto e Sporting, mais concretamente nas sociedades anónimas desportivas que os detêm, no período compreendido entre novembro de 2009 e junho de 2018. A metodologia a ser utilizada será a do estudo de evento, com a utilização de testes de Chow com variáveis dummy, criadas para cada um dos dias da janela de evento, de modo a permitir avaliar a significância estatística do efeito mediático na variação da cotação de fecho. Parte-se da hipótese de que existe efeito mediático quando o número de transações diárias ultrapassa um certo valor mínimo, variante de equipa para equipa. Conclui-se que os acontecimentos com mais mediatismo que poderão ter afetado o desempenho das equipas, pela positiva ou pela negativa, prendem-se com a assinatura de contratos para concessão de direitos de transmissão televisivos e a contratação e/ou despedimento de treinadores. A antecipação da conquista de títulos é também uma das outras causas para o aumento significativo do número de transações diárias num determinado período.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectNotíciaspor
dc.subjectCotaçõespor
dc.subjectBolsa de Valorespor
dc.subjectSociedade Anónima Desportivapor
dc.subjectFootballeng
dc.subjectNewseng
dc.subjectPublic Limited Sports Companyeng
dc.subjectShare Priceeng
dc.subjectStock Marketeng
dc.titleO impacto da informação jornalística no mercado acionista: os casos das SAD's do Benfica, Porto e Sportingpor
dc.title.alternativeThe impact of journalistic information in the shareholder market: the cases of Benfica, Porto and Sporting PLSCseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO impacto da informação jornalística no mercado acionista: os casos das SAD's do Benfica, Porto e Sportingpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202221083-
thesis.degree.disciplineEconomia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Economia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMota, Ana Margarida Marques::0000-0003-2073-205X-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAndrade, João Alberto Sousa-
uc.degree.elementojuriSebastião, Hélder Miguel Correia Virtuoso-
uc.degree.elementojuriBação, Pedro Miguel Avelino-
uc.contributor.advisorBação, Pedro Miguel Avelino-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3340-1068-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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