Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86683
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na EB 2,3 Dr.ª Mª Alice Gouveia junto da Turma do 8ºF no Ano Letivo 2017/18 "Um estudo sobre a influência da autoavaliação na aprendizagem do badminton"
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at EB 2,3 Mrs. Mª Alice Gouveia's 8th Grade Group in the 2017/18 Academic Year "A study on the influence of self-assessment in learning badminton"
Authors: Dias, Bruna Margarida Martins 
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Avaliação; Ensino-Aprendizgem; Pedagogical Internship; PE; Evaluation; Teaching-Learning
Issue Date: 10-Oct-2018
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na EB 2,3 Dr.ª Mª Alice Gouveia junto da Turma do 8ºF no Ano Letivo 2017/18 "Um estudo sobre a influência da autoavaliação na aprendizagem do badminton"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente documento está inserido na unidade curricular Relatório de Estágio, pertencente ao 2º semestre do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio tem como objetivo relatar os acontecimentos e vivências experienciadas ao longo do Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Mª Alice Gouveia, junto da turma F do 8º ano, no ano letivo 2017/18. A orientação do estágio é realizada por uma professora da escola, designada por professora orientadora e um professor da faculdade, denominado de supervisor. O Estágio Pedagógico tem como finalidade a transposição de conhecimentos com a sua aplicação prática, e é neste momento que os alunos mestrandos aplicam na prática os conhecimentos que ao longo de toda a sua formação foram adquirindo, pretendendose, também, o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, este documento é resultado de uma reflexão, espelhando as dificuldades sentidas ao longo de todo o ano nas várias tarefas e atividades, objetivos pretendidos e suas finalidades, assim como as estratégias utilizadas. Especificamente abordando o caso de ensino, um professor para ser um bom profissional, para além de ter uma grande capacidade de resolução de problemas, tem também que analisá-los tendo em conta o contexto em que ocorreu e ter a capacidade de tomar decisões para os resolver. O presente documento encontra-se dividido em três grandes partes. Assim, a primeira parte diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, a segunda parte à análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a terceira parte referente ao tema-problema trabalhado ao longo do 3º período letivo, “Um estudo sobre a influência da autoavaliação na aprendizagem de badminton em Educação Física.” Como observado nesta investigação os alunos demonstram ter fraca cultura avaliativa não dando muita importância quando se têm que autoavaliar, preenchendo as fichas de autoavaliação sem a devida atenção. Assim, os resultados apontam para a importância que os docentes devem transmitir aos alunos acerca dos registos de autoavaliação.
The present document is inserted in the Curricular Unit Internship Report, 2nd semester of the 2nd year, of the Master Degree in Physical Education Teaching of Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Science and Physical Education, University of Coimbra. The Internship Report aims to describe the events and experiences during the Pedagogical Internship developed at the Basic School 2,3 Dr. Mª Alice Gouveia, with the class F of the 8th year in the 2017/2018 school year. The orientation of the internship was carried out by a teacher from this school, and a whose tasks were as a mentoring teacher, and a college professor, who was the internship supervisor. The Pedagogical Internship aim is to transfer knowledge to practical application in context, an opportunity that allows master students to put in practice the knowledge collected during their academic training, which will also contribute to students’ professional and personal development. Thus, this document is the result of a reflection on the difficulties experienced throughout the year in the various tasks and activities, intended goals and their purposes, as well as the strategies used. Specifically addressing the teaching case, a teacher to be a good professional, in addition to having a large ability to solve problems, also has to analyze them taking into account the context in which it occurred and have the ability to make decisions for the solve. This document has three major parts. At the first we contextualize of the developed practice, in second part includes the reflexive analysis about the pedagogical practice and in third part referring to the problem-theme elaborated during the third term: "A study on the influence of self-assessment in learning of badminton in Physical Education." As observed in this research the students demonstrate poor evaluation culture not giving much importance when they have to self-evaluate, filling the self-assessment sheets without the proper attention. Thus, the results point to the importance that teachers should pass on to students about self-assessment records.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86683
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Estágio_BrunaDias2016156940.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

419
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

479
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons