Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86657
Title: A Exigência do SAD na Qualidade de Vida das Pessoas Idosas: Desafios Presentes e Futuros
Other Titles: The Requirement of HSS in the Quality of Life of Older People: Present and Future Challenges
Authors: Pereira, Marta Carina Henriques 
Orientador: Marques, Jacqueline Ferreira
Keywords: Envelhecimento; Cliente; Serviço de Apoio Domiciliário (SAD); Serviços; Qualidade de Vida; Aging; Customer; Home Support Service (HSS); Services; Quality of Life
Issue Date: 29-Mar-2019
Serial title, monograph or event: A Exigência do SAD na Qualidade de Vida das Pessoas Idosas: Desafios Presentes e Futuros
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: A sociedade portuguesa tem sido palco de um envelhecimento exponencial, pelo que se torna uma constante preocupação, exigindo a criação de estratégia de intervenção, bem como disponibilização de lugares nas várias respostas sociais à Terceira Idade de modo a proporcionar bem-estar e melhorar a qualidade de vida. O crescente aumento das pessoas idosas em situação de dependência por razões, como o isolamento, a solidão, a impossibilidade de os familiares assegurarem os cuidados básicos necessários, o adiamento da institucionalização e a vontade de continuar a permanecer no seu domicílio são alguns motivos que conduzem ao crescente desenvolvimento do Serviço de Apoio Domiciliário. A presente investigação tem como objetivos gerais analisar a perceção que os beneficiários de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) têm relativamente aos serviços de que usufruem e o impacto que este tem na sua qualidade de vida. No sentido de atingir os referidos objetivos, proceder-se-á: i) à caracterização sociodemográfica e ao levantamento dos serviços prestados pelo SAD aos seus beneficiários, através da pesquisa documental do Processo Individual (PI) de cada participante, ii) à avaliação da perceção dos serviços disponibilizados pelo SAD segundo os seus clientes, realizando uma entrevista, desenvolvendo conversas informais e usando a observação direta, iii) e à aplicação da escala da qualidade de vida: WHOQOL- Bref, pretendendo conhecer a qualidade de vida dos beneficiários de SAD. A metodologia de investigação escolhida para conduzir o estudo foi mista, ou seja, com conteúdo qualitativo, mas em contrapartida com recursos a dados e análises de caráter quantitativo. Por conseguinte, o género de pesquisa escolhido e que se utilizou no decorrer da investigação foi de natureza exploratória. Com a realização deste estudo, concluiu-se que os clientes de ambas as Instituições mencionadas estão satisfeitos com a qualidade dos serviços de que beneficiam, na medida em que correspondem e satisfazem as suas necessidades diárias e ainda, de um modo geral, estão satisfeitos com a sua qualidade de vida.
The Portuguese society has been the stage of an exponential aging, reason why it becomes a constant concern, demanding the creation of intervention strategy, as well as availability of places in the various social responses to the Third Age in order to provide well-being and to improve the quality of life. The growing number of elderly people in situations of dependency for reasons such as isolation, loneliness, family inability to provide basic care, postponement of institutionalization and willingness to remain in the household are some of the reasons to the growing development of the Domiciliary Support Service. The present research aims to analyze the perception that the beneficiaries of the Home Support Service (HSS) have regarding the services they enjoy and the impact it has on their quality of life. In order to achieve these objectives, the following will be carried out: i) the sociodemographic characterization and the survey of the services provided by the HSS to its beneficiaries, through the documentary research of the Individual Process (IP) of each participant; perception of services provided by HSS according to their clients, interviewing, informal conversations and direct observation, iii) and application of quality of life scale: WHOQOL- Bref, aiming to know the quality of life of the beneficiaries of HSS . The research methodology chosen to conduct the study was mixed, that is, with qualitative content, but in counterpart with data resources and quantitative analyzes. Therefore, the type of research chosen and used in the course of the research was exploratory in nature. By conducting this study, it has been concluded that customers of both institutions are satisfied with the quality of the services they receive, as they correspond to and meet their daily needs and are, in general, satisfied with their quality of life.
Description: Dissertação de Mestrado em Serviço Social apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/86657
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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