Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86626
Title: Empreendedorismo e Regiões do Interior: Os Stakeholders e o Marketing Territorial na Terra Fria Transmontana
Other Titles: Entrepreneurship and Regions of the Interior: Stakeholders and Territorial Marketing in the Terra Fria Transmontana
Authors: Teixeira, Alberto João Carvalho Sobrinho 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: marketing territorial; desenvolvimento local; competitividade territorial; entidades empresariais; concelho de Bragança; territorial marketing; local development; territorial competitiveness; business organizations; Bragança municipality
Issue Date: 22-Feb-2019
Serial title, monograph or event: Empreendedorismo e Regiões do Interior: Os Stakeholders e o Marketing Territorial na Terra Fria Transmontana
Place of publication or event: FEUC
Abstract: Os territórios são cada vez mais espaços inter-relacionais e dinâmicos, onde interagem um conjunto de fatores que contribuem para valorizar e reforçar a competitividade desse território. Hoje em dia, perante a liberalização do comércio mundial, as facilidades de deslocação e os baixos custos de comunicação, assistimos cada vez mais a uma intensa concorrência global interterritorial, pela captação de recursos (investimento, negócios, novos residentes, turistas) que contribuem para o seu desenvolvimento e prosperidade. É neste contexto, de forte competitividade entre territórios que surge o marketing territorial, como um recurso que não serve apenas para divulgar e promover uma nação, região ou cidade, mas como meio de planear e criar estratégias, que favoreçam o desenvolvimento local. O objetivo deste estudo é perceber a importância do fator localização para as entidades empresariais do concelho de Bragança. Partindo daí, espera-se que as conclusões obtidas possam contribuir para definir diretrizes à elaboração de um plano estratégico, que contribua para dinamizar o comércio e indústria produtiva do território. Trata-se de um estudo qualitativo, através da análise de vinte entrevistas realizadas a quatro stakeholders e dezasseis entidades empresariais, todos do concelho de Bragança. Pretende-se, através da experiência e conhecimento destes indivíduos, identificar dinâmicas positivas e negativas que estejam a acorrer no território, assim como, factos e eventualidades que podem constituir uma oportunidade ou uma ameaça para as empresas instaladas no concelho. Espera-se que os resultados desta investigação permitam definir orientações para tornar o território mais atrativo para as empresas forasteiras, aumentar a satisfação das empresas instaladas e contribuir para melhorar o nível de competitividade do concelho de Bragança perante o atual paradigma de globalização e acesa concorrência interterritorial.
Territories are increasingly more inter-relational and more dynamic spaces, where a set of factors interact in order to contribute, to enhance and to strengthen the competitiveness of this territory. Nowadays, given the liberalization of the world trade, ease of travel and low communication costs, we are witnessing an intense global interterritorial competition, attracting resources (investment, business, new residents, tourists) that contribute to development and prosperity. It is in this context, of a strong competitiveness between territories that territorial marketing arises, as a resource that not only serves to promote a nation, region or city, but as a means of planning and creating strategies that allows local development. The goal of this study is to understand the importance of the location factor for the business organizations of the Bragança municipality. From that point on, it is hoped that the obtained conclusions will contribute to the definition of guidelines for the elaboration of a strategic plan, which will contribute to boost the commerce and productive industry of the territory. This is a qualitative study, through the analysis of twenty interviews conducted, to four stakeholders and sixteen business organizations, all from Bragança municipality. It is intended, through the experience and knowledge of these individuals, to identify positive and negative dynamics that are taking place in the territory, as well as facts and eventualities that may constitute an opportunity or a threat to the companies installed in the municipality. It is expected that the results of this research will allow the definition of guidelines to make the territory more attractive to foreign companies, increase the satisfaction of installed companies and contribute to improve the level of competitiveness of the Bragança municipality considering the current paradigm of globalization and interterritorial competition.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86626
Rights: openAccess
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