Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86594
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Vilarinho do Bairro com a turma do 7ºA, no ano letivo 2017/2018. Relação entre o aumento da carga horária semanal de atividade física e a alteração dos hábitos alimentares qualidade de vida e bem-estar em alunos do 5º ano
Other Titles: REPORT OF PEDAGOGICAL STAGE DEVELOPED IN BASIC SCHOOL VILARINHO DO BAIRRO WITH THE TURN OF 7th A, IN THE LEADING YEAR 2017/2018 RELATIONSHIP BETWEEN THE INCREASE OF THE WEEKLY TIME LOAD OF PHYSICAL ACTIVITY AND THE CHANGE OF FOOD HABITS QUALITY OF LIFE AND WELL-BEING IN STUDENTS OF THE 5th GRADERS.
Authors: Oliveira, Rafael Pereira 
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Alunos; Jogos; Reflexão e Análise.; Teacher Training; Physical Education; Students; Games; Reflect and Analyse
Issue Date: 28-Jun-2018
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA VILARINHO DO BAIRRO COM A TURMA DO 7ºA, NO ANO LETIVO 2017/2018 RELAÇÃO ENTRE O AUMENTO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL DE ATIVIDADE FÍSICA E A ALTERAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR EM ALUNOS DO 5º ANO
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Este estágio foi inserido no âmbito do 2º ano de Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, com o acompanhamento Pedagógico da turma do 7ºA. O objetivo deste estudo assentava no transfere dos conteúdos teóricos Orientados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física para um contexto prático num meio escolar. Neste, a nossa intervenção centrou-se no centro do processo ensino aprendizagem, os alunos. A seleção de conteúdos, aulas, progressões avaliações estão focadas na individualidade e especificidade de cada aluno, bem como do contexto onde estão inseridos. Desta maneira, a forma de ensino assentou no pressuposto de ensinar, refletir e ajustar. Neste âmbito foram realizadas também atividades e parcerias em várias modalidades, formações (também na Faculdade) e acompanhamento a um cargo de gestão da escola, onde observamos de perto os vários meios de gestão e organização da escola. Relativamente ao estudo caso, demos continuidade ao projeto “Conta, peso e medida” destinado a sensibilização e promoção dos hábitos de vida saudáveis, com uma aplicação prática nos alunos de 5ºano de escolaridade. Aplicação essa que se traduziu numa aula de quarenta e cinto minutos semanais de atividade física extra por semana, onde para além da promoção de atividades práticas forma realizadas ações de promoção dos estilos de vida saudáveis e motivação aos Encarregados de Educação e também restante comunidade escolar. Com este surgiu um tema relacionado com os Hábitos Alimentares dos alunos, onde relacionamos quantidades e qualidades de ingestão diária com a composição corporal e Aptidão Física
This Teacher Training took place during the 2nd year of the Master´s Degree in Physical Education in Basic and Secondary Education, at the Basic school of Vilarinho do Bairro, with a pedagogical intervention in class A, year 7. The aim of this internship it´s for us to practice our theoretical knowledge, learned in University of Sports Science and Physical Education of Coimbra in a school context. Our intervention was focused on the process centre of teaching-learning, that was the student. This process and all this steps and directions is focused in the student individuality and also characteristics and learning contexts. So, our interventions was based on the procedures : Teach, reflect and adjust. With the propose of knowing the school organizations we also have joined numerous projects, programs and took part of a co-teaching experiences, were we witness the vitality of same roles taken a part by teachers. Regarding our case study we continued the application of “Peso, Conta e Medida “ that is a program related with de promotion of healthy life styles, sports and well being in 5th graders. This one is expressed by a additional 45min of physical activity per week, that we were responsible, and multiple awareness to the problems of a life with unhealthy habits, laziness and poor life quality, our responsibility to. This awareness contains parents and general school populations, such as other grades and other education sponsors. Inside this project we build a a study were we analise the diet rotins in terms of quantity and quality and them compare with the changes in body compositions and physical fitness.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/86594
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1718_Rafael_Oliveira.pdf9.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

368
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

458
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons